História de Guabiju

O nome do município tem origem de um fruto silvestre comum em toda a região. Possui, aproximadamente, 1.745 habitantes, dos quais 70% vivem na zona rural e 30% na zona urbana.
Sua área territorial é de 147 km e situa-se a 230 km da capital na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul do Brasil, na América Latina.

Guabiju pertence à Microrregião Colonial do Alto Taquari com altitude de 750 m. O clima é temperamento médio de 21,6 C. Possui os seguintes limites:

Norte: São Jorge
Leste: Lagoa Vermelha e André da Rocha
Sul: Nova Prata e Nova Araçá
Oeste: Nova Araçá e Paraí

Guabiju também possui uma grande área de assentamento com 350 hectares de terras ocupadas por trabalhadores que vieram da fazenda Anoni, Ronda Alta, em 1992. A divisão política do Município de Guabiju é a seguinte: Sede do Município, que é a cidade de Guabiju e mais oito comunidades do interior, que são: Santo Antônio, São Francisco, Monte Bérico, Boa Vista, Água Branca, Morro Seco, Jucão e São João.

Desde a data em que foi emancipada, em 9 de dezembro de 1987, até a posse do novo prefeito, Guabiju ficou a mercê do município-mãe, que era Nova Prata, sendo que nos meados do ano de 1989, Guabiju recebeu, por transferência os professores, da rede municipal e as telefonistas passando então a dar atendimento e manutenção ás escolas.