História de Veranópolis

Veranópolis teve sua colonização iniciada em 1884, quando os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Antes, já a partir de 1830, todo o território desta região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, e as freguesias mais próximas da atual cidade de Veranópolis eram Lagoa Vermelha e Vacaria. Uma única estrada ligava estas freguesias ou distritos a Santo Antônio da Patrulha.
 
Com o tempo, os fazendeiros de Lagoa Vermelha foram abrindo picadas e penetrando na região da futura colônia Alfredo Chaves. Tomavam posse da terra das matas do rio das Antas para o cultivo de milho e extração de erva-mate. No local mais aprazível daquela gleba de terra, havia um ponto de encontro de tropeiros que, periodicamente, se aventuravam a passar por ali, com destino a Montenegro. Este lugar preferido para repouso e encontro neste longo caminho, com uma elevação rochosa e ótima vertente de água recebeu o nome de Roça Reúna.
 
O excesso de pretendentes aos terrenos nas antigas colônias obrigou à Inspetoria Geral de Colonização a planejar e a concretizar a criação de uma nova colônia, para onde seriam encaminhados os excedentes populacionais. No local conhecido como Roça Reúna, foi instalada em 1884 a colônia Alfredo Chaves, pertencente ao município de Lagoa Vermelha.
 
Foi após esta decisão que começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos advindos principalmente das províncias de Treviso, Pádua, Cremona, Mântua, Belluno, Tirol e Vicenza. Pouco tempo depois, os primeiros poloneses chegavam ao município.
 
Em 31 de maio de 1892, um decreto estadual cria o distrito Colônia de Alfredo Chaves, subordinado ao município de Lagoa Vermelha. Foi elevado à categoria de vila com o nome de Benjamin Constant. Mas, o decreto estadual nº 232, de 5 de julho de 1892, extingue o município de Benjamin Constant, passando a condição de distrito de Lagoa Vermelha novamente.
 
Depois de voltar a ser vila outra vez, o decreto estadual nº 124-B, de 15 de janeiro de 1898, cria o município de Alfredo Chaves. No mesmo ano são anexados os distritos de Herval e Capoeiras (atual Nova Prata). No ano seguinte é criado o distrito de Monte Veneto (atual Cotiporã). Em 1905, novos distritos são criados em anexados: Bela Vista (atual Fagundes Varela) e Nova Bassano. Em 1915 e 1924 é constituído o distrito de Vista Alegre, que também é incorporado a Alfredo Chaves.
 
Em 1924 foi criado o município do Prata, composto pelos distritos de Capoeiras, Nova Bassano e Vista Alegre. Em 1945, Alfredo Chaves passa a se chamar Veranópolis, para se diferenciar de outro município com o mesmo nome no Espírito Santo. O significado do nome é cidade veraneio.
 
Em 1955, surge o distrito de Vila Flores, desmembrado do distrito de Fagundes Varela. Em 1982, emancipou-se Cotiporã. Seis anos depois nasceram Vila Flores e Fagundes Varela.
Veranópolis é conhecida como o Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade.