Amesne cobra posicionamento da UFRGS

A instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na região da Serra tem estado na pauta de discussões da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Nesta semana, a Associação enviou ao vice-reitor da Universidade, Rui Vicente Oppermann, com o qual vem conversando desde que a instituição sinalizou com a possibilidade, um ofício cobrando um posicionamento a respeito da existência de um projeto técnico de concretização da obra na região.
“Na realidade este é um anseio de todos os prefeitos, de saber como está acontecendo o processo e em que fase ele está. Todos nós estamos querendo ajudar, nos colocamos à disposição e gostaríamos de saber se realmente existe algo efetivo ou não”, ressalta o presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Ainda conforme ele, não há divergências com relação ao local que a UFRGS venha a escolher para implantação do Campus, pois é uma realidade que, independente do local, irá beneficiar toda a região. “Não estamos preocupados com o local, e sim com a concretização desta obra”, diz Siqueira.
Desde 2011 a Universidade mantém uma definição política de expansão para a Serra Gaúcha. Ainda naquele ano foram realizadas audiências públicas para a definição das demandas prioritárias que o campus deveria atender. 
No teor do documento enviado ao vice-reitor do educandário a Amesne se disponibiliza, através de todos os municípios associados, a auxiliar em tudo que for necessário para a concretização deste projeto.
 
Postado dia 13/09/2012