Moreira cobra mobilização por royalties do petróleo

                 O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) abordou uma série de assuntos na assembleia ordinária da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), realizada em Paraí, nesta sexta-feira, dia 6. Um dos mais polêmicos é a nova divisão dos royalties do petróleo.

               Moreira citou como exemplo da disparidade o fato de que a cidade de Campos (RJ) recebe R$ 1,4 bilhão em royalties por ano, enquanto todos os demais municípios brasileiros, somados, não recebem nem R$ 1 bilhão. O parlamentar criticou a falta de mobilização de municípios e Estados:

                - Por que motivo não lutamos por isso? – provocou.

                O parlamentar também tratou sobre o novo Código Florestal. Segundo ele, o processo foi contaminado por excessos ambientalistas de pessoas ligadas às áreas urbanas, desconectadas das realidades do campo.

                - Não vão poder aumentar um metro de parreira – exemplificou Moreira, comentando os limites de declividade que afetam diretamente a Serra Gaúcha.

                Para complementar, Moreira cobrou a construção de um novo pacto federativo, para descentralizar o poder e os recursos no país, e ressaltou que o Congresso tem de focar-se em questões fundamentais para o país:

                - Os deputados devem tratar dos grandes temas do Brasil e não somente ficar mandando emendinhas – afirmou.

 

Vinho colonial e sucessão rural

                O deputado federal Alceu Moreira contou que está em debate a regulamentação de vinho colonial. O objetivo é beneficiar pequenos produtores rurais, com redução de impostos ou, até mesmo, isenção. De acordo com ele, 80% do vinho industrializado consumido no país é importado, sendo que boa parte é contrabandeado.

                A preocupação, conforme Moreira, é possibilitar a sucessão nas pequenas propriedades, com negócios rentáveis:

                - Se não tivermos garantida a rentabilidade, em cinco anos vai entrar em colapso porque não vai ter quem trabalhar na roça.

--

                O presidente da Amesne, Adenir José Dallé, e o prefeito de Paraí, Lauriano Ártico, saudaram a presença do deputado Alceu Moreira e a importância dos temas tratados durante a assembleia da entidade.

                ExpoParaí

Até domingo, o município realiza a 5ª ExpoParaí, no Parque de Rodeios. O evento tem atrações como: Guri de Uruguaiana, Os Atuais, Papas da Língua, Os Peraltas, César Oliveira & Rogério Melo e Quinta Estação. 

Postado dia 06/07/2012