Veranópolis sedia "Movimento do Bolo" de prefeitos da Amesne

Parte do grupo de prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) esteve reunida em Veranópolis nesta sexta-feira (25) onde participaram de um encontro no Gabinete da Prefeitura para dar ênfase ao manifesto promovido pela Famurs, intitulado “Movimento do Bolo”.
Os prefeitos concederam uma entrevista coletiva sobre as atitudes tomadas com relação ao manifesto, que recebeu tal nome devido à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade e dos governantes nas esferas estadual e federal sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.
Conforme os prefeitos, apenas 18% do total de recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, sendo que os estados recebem 25% e a União fica 57%.
O presidente da Amesne e prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, ressaltou que o manifesto não é contra os governos, mas sim, a favor dos municípios. “A nossa sugestão é que a divisão seja 30% para os municípios, 30% para os estados e 40% para a União. Esta divisão melhoraria a qualidade dos serviços prestados e traria de volta o entusiasmo não somente à população, mas também aos prefeitos”, disse Xavier.

Postado dia 28/09/2015