Parte do grupo de prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) esteve reunida em Veranópolis nesta sexta-feira (25) onde participaram de um encontro no Gabinete da Prefeitura para dar ênfase ao manifesto promovido pela Famurs, intitulado “Movimento do Bolo”.
Os prefeitos concederam uma entrevista coletiva sobre as atitudes tomadas com relação ao manifesto, que recebeu tal nome devido à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade e dos governantes nas esferas estadual e federal sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.
Conforme os prefeitos, apenas 18% do total de recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, sendo que os estados recebem 25% e a União fica 57%.
O presidente da Amesne e prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, ressaltou que o manifesto não é contra os governos, mas sim, a favor dos municípios. “A nossa sugestão é que a divisão seja 30% para os municípios, 30% para os estados e 40% para a União. Esta divisão melhoraria a qualidade dos serviços prestados e traria de volta o entusiasmo não somente à população, mas também aos prefeitos”, disse Xavier.

Veranópolis sedia "Movimento do Bolo" de prefeitos da Amesne
Tweet | Postado dia 28/09/2015 |
Últimas notícias:
-
14/04/2021
Amesne protocola ação no STF para retorno às aulas
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) protocolou ontem, dia 13...[leia mais] -
09/04/2021
Governador do Estado anuncia liberação da abertura do comércio não essencial e ampliação do horário para bares e restaurantes
Em pronunciamento do Governador do Estado, Eduardo Leite, nesta tarde de sexta-feira, dia 09, sobre...[leia mais] -
02/04/2021
Governo do Estado libera a abertura do comércio na véspera de Páscoa
Em decreto publicado no final desta quinta-feira, 01, o Governo do Estado liberou a abertura de...[leia mais]