Presidente participa de reunião com ministro interino da Cultura

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Adenir José Dallé, participou da reunião da comitiva da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho com o ministro interino de Cultura, Vitor Ortiz. O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 18, em Brasília.

Segundo Dallé, a reunião foi bastante produtiva e representa o início de uma luta pelo asfalto para os 60 quilômetros da estrada que liga Santa Tereza, na Serra Gaúcha, a Anta Gorda, no Vale do Taquari. Na série de audiências que teve na Capital Federal, o grupo destaca o forte potencial turístico e cultural de ambas as regiões.

Conforme o presidente da Amesne, o projeto para o asfaltamento de um trecho, orçado em R$ 8 milhões, já está cadastrado junto ao governo federal desde o ano passado, mas ainda depende do empenho. Porém, para toda a obra seriam necessários aproximadamente R$ 60 milhões.

A comitiva, que contou com a participação de diversos prefeitos das regiões envolvidas (incluindo o prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira), também teve encontros com o coordenador da bancada gaúcha, Renato Molling (PP); com o presidente da Comissão Mista de Orçamento, Paulo Pimenta (PT); com a senadora Ana Amélia Lemos (PP); e com o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

O próximo passo será uma reunião com a bancada gaúcha, provavelmente no início de maio, para apresentar o projeto e reivindicar a destinação de uma emenda.

(foto: Roberto Nociti/MinC)

Postado dia 19/04/2012