Presidente da Amesne pleiteia pavimentação da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho

 O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Adenir José Dallé, cumpre agenda em Brasília com o objetivo de buscar recursos para a pavimentação da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho. Na tarde desta terça-feira, dia 17, a comitiva formada por prefeitos da Serra Gaúcha, do Vale do Taquari e da Serra do Botucaraí estiveram com o coordenador da bancada gaúcha, Renato Molling (PP).

Eles pedem que os deputados federais e senadores gaúchos incluam uma emenda de bancada para iniciar as obras de pavimentação da rota. A via, composta por estradas municipais, tem aproximadamente 60 quilômetros e liga Anta Gorda a Santa Tereza. Com grande potencial turístico, as duas regiões atualmente não possuem uma ligação asfaltada.

Segundo o presidente da Amesne, a ideia é que seja incluída uma emenda no valor de aproximadamente R$ 8 milhões para iniciar os trabalhos, já que o projeto completo está estimado em R$ 60 milhões.

- O importante é começar, dar a largada para essa obra – afirma Dallé.

A comitiva de prefeitos ainda tem encontro marcado com o deputado federal Paulo Pimenta (PT), ex-coordenador da bancada gaúcha, às 18 horas desta terça-feira, e já esteve reunida com a senadora Ana Amélia Lemos (PP). Para esta quarta-feira, dia 18, o objetivo do grupo é ser recebido no Ministério da Cultura, preferencialmente pelo ministro interino Vitor Ortiz, já que a região do Alto Taquari é fortemente marcada pela presença de antigos moinhos restaurados, além dos já conhecidos atrativos da Serra Gaúcha.

O prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, integra a comitiva.

Postado dia 17/04/2012