Última audiência pró-UFRGS acontecerá em Veranópolis nesta sexta

Veranópolis será a sede da última da série de três audiências públicas promovidas pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para debater a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 25, às 19 horas, no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
 
Os organizadores esperam público superior a 1,5 mil pessoas, a exemplo do que já aconteceu em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, onde centenas participaram das reuniões. Caravanas de municípios vizinhos à Terra da Longevidade já confirmaram presença no evento, que deve confirmar Veranópolis como uma das candidatas a sede do campus da universidade federal. Nas outras duas audiências públicas, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi já se dispuseram a receber a instituição.
 
O presidente da Amesne, Waldemar De Carli, que também é prefeito de Veranópolis, procura manter-se isento das disputas entre as cidades:
 
- Queremos terminar bem o que começamos bem. A incumbência que UFRGS nos deu, que era debater o tema com a sociedade, está sendo alcançada. A audiência em Veranópolis será o fechamento dessa série de conversas com as comunidades – afirma.
 
Enquanto isso, a Amesne está preparando um relatório com dados dos 32 municípios integrantes da entidade. O material será entregue à UFRGS no próximo mês, juntamente com um balanço das audiências públicas, para servir como embasamento para que a universidade decida aonde irá se instalar.
Postado dia 23/11/2011