Missão Técnica da Amesne será em outubro, para Israel

Reunidos na tarde da última sexta-feira (14), no Auditório da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) definiram, por maioria de votos, o período e o local para realização da próxima Missão Técnica da entidade. A viagem será realizada de 10 a 20 de outubro, para Israel.
Os participantes discutiram possíveis locais para a Missão Técnica da Amesne em parceria com a UCS. “Temos vontade, mas o ambiente sociopolítico não é muito propício para isso. A decisão será tomada em meio a uma dificuldade, mas será tomada com convicção”, enfatizou o presidente da Amesne, prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva. O assunto foi colocado em discussão e a maioria dos prefeitos presentes optou por Israel, com ênfase em agroindústria, bacia leiteira, tecnologias, irrigação e outros assuntos.
Ficou definido que o custo da passagem e dos traslados dos prefeitos ficará por conta da Amesne, ao passo que hospedagem e alimentação ficarão por conta dos participantes. A viagem, capitaneada pelo Instituto de Administração Municipal (IAM) da UCS, será aberta a presidentes de entidades e empresários interessados em acompanhar o grupo e conhecer as tecnologias aplicadas naquele país.
No início da reunião, o reitor da Universidade, professor Evaldo Kuiava, ressaltou que assim como a Região precisa da Universidade, a Universidade depende da Região. “Desde que foi fundada, em 1967, mais de 100 mil pessoas levam na sua bagagem pessoal e profissional a marca da UCS. Dá para fazer muito mais. Trabalhamos com um caráter comunitário, construindo nossa trajetória de forma comprometida com o desenvolvimento social da comunidade”, disse.
Também na oportunidade, o coordenador geral da Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), Márcio Spindola, apresentou aos prefeitos o cronograma do programa RS 2030 – O Nosso Futuro em Debate. O encontro na região deverá ocorrer no dia seis de outubro, por sugestão da Famurs, em Caxias do Sul, abrangendo municípios da Serra, Campos de Cima da Serra, Turismo e Vale do Rio Caí

Manifestação das comissões
Como de praxe desde as últimas reuniões da Amesne, prefeitos que coordenam comissões tiveram espaço para apresentar o desenvolvimento do trabalho dos grupos.
O prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, informou que no dia 21 de agosto, às 10h, na sede do Incra, em Porto Alegre, haverá uma reunião com a participação de integrantes do Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado visando discutir o empecilho para venda de produtos da agroindústria familiar fora do município de origem.
Já o prefeito de São Marcos, Demétrio Lazzaretti, destacou que a comissão de regulação do Samu está trabalhando com ênfase na questão relacionada à regulação dos serviços serem repassadas de Porto Alegre para Caxias do Sul. Conforme ele, há previsão para que isso ocorra, mas não a curto prazo, devido à carência de material humano. 

Postado dia 17/08/2015