Mais de duas mil pessoas participam da audiência pró-UFRGS em Bento

 Uma audiência pública marcada por show de abertura, banda marcial e presença de mais de duas mil pessoas. Assim foi a reunião sobre a instalação de um campus da UFRGS na Serra Gaúcha, realizada em Bento Gonçalves, na segunda-feira, dia 24, no ginásio municipal do bairro Planalto.

 

Assim como foi a primeira audiência, o evento contou com a participação de dezenas de entidades representativas dos mais diversos setores. Na reunião, o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, reafirmou a vinda da instituição.

 

- A instalação de um campus da UFRGS na Serra está no nosso planejamento estratégico – garantiu, dizendo-se comovido pela mobilização e acolhimento que a região está proporcionando à universidade.

 

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Waldemar De Carli, se mostrou satisfeito:

 

- A região está mobilizada, e isso é muito importante, pois valoriza ainda mais essa conquista. Estamos na fase da discussão de que universidade queremos. A UFRGS virá, isso é certo. Depois da última audiência, prepararemos um bom projeto com as necessidades e potencialidades da Serra.

 

Presentes ao evento, os prefeitos Roberto Lunelli, Ademir Baretta e Cirano Cisilotto, de Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi, respectivamente, colocaram os seus municípios à disposição para sediar o futuro campus. Um dos destaques da audiência em Bento Gonçalves foi o menino Leonardo da Silveira Gonçalves, 13 anos, estudante de sétima série, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. No púlpito, o aluno disparou:

 

- Esse é um sonho de todos os estudantes. Vamos conquistar juntos!

 

A terceira, e última, audiência pública sobre a instalação da UFRGS na Serra Gaúcha acontecerá em Veranópolis, no dia 25 de novembro, no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. 

Postado dia 25/10/2011