Audiência pró-UFRGS reúne mais de 1,5 mil pessoas em Caxias do Sul

Um momento histórico foi acompanhado por aproximadamente 1,5 mil pessoas, em Caxias do Sul, na sexta-feira, dia 23. O auditório do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza ficou lotado de estudantes, trabalhadores e autoridades na primeira das três audiências públicas organizadas para debater a instalação de um campus da UFRGS na Serra Gaúcha.

 

O evento, de quase 2h30min de duração, agradou ao presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Waldemar De Carli, entidade coordenadora da audiência:

 

- Ficamos muito satisfeitos pela participação da comunidade caxiense e pela qualidade do debate. Foi um ótimo começo para o processo – afirmou De Carli.

 

O vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, garantiu que a universidade virá para a região, pois essa expansão está incluída no Plano de Desenvolvimento Institucional. Porém, ele ressaltou que o Ministério da Educação deve ser sensibilizado quanto à demanda:

 

- Temos que apresentar um projeto que convença o governo federal, de que um campus na região será importante para o desenvolvimento regional.

 

O deputado federal Assis Melo (PCdoB), saudado como uma das principais lideranças do movimento, recordou que a demanda por uma universidade pública na Serra Gaúcha voltou a ganhar força depois de uma ação de uma comissão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, quando ele ainda integrava a Casa:

 

- Fomos à UFRGS perguntar se haveria a possibilidade (de instalação de um campus da mesma na Serra), pois não queríamos vender ilusão.

 

O também deputado federal Pepe Vargas (PT) ressaltou o trabalho do governo federal na expansão do ensino técnico e superior e lembrou que o pedido deve ser levado ao ministro da Educação, Fernando Haddad:

 

- Estaremos juntos com toda a comunidade regional, trabalhando para solicitar uma audiência com o ministro da Educação para levar a reivindicação a ele.

 

Quase que invariavelmente, as autoridades presentes ao evento, especialmente as ligadas diretamente a Caxias do Sul, defenderam a instalação do campus da UFRGS na cidade. Os argumentos se concentraram nos fatores de que Caxias do Sul detém a maior população regional e teria infraestrutura e logísticas “prontas” para abrigar a nova estrutura.

 

- Quando o projeto for colocado (ao MEC), a Prefeitura de Caxias do Sul coloca à disposição o terreno que for necessário. Não vamos nos furtar de contribuir e apoiar – afirmou o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (PMDB).

 

O presidente da Comissão Especial Pró-UFRGS da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Vinícius Ribeiro (PDT) reforçou:

 

- Caxias atende a todos os critérios e demandas exigidos pela UFRGS e pelo MEC.

 

Também participaram da audiência pública em Caxias do Sul: o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde (PT), e os deputados estaduais Alceu Barbosa Velho (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB), Marisa Formolo DallaVechia (PT) e Ronaldo Santini (PTB); o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marcos Daneluz (PT); pela Amesne: além do presidente, o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto (PT), vice-presidente da entidade, e os prefeitos de Flores da Cunha, Ernani, e de Farroupilha, Ademir Baretta (PMDB); além de diversos representantes de entidades empresariais e estudantis, movimentos sociais, organizações políticas, associações de bairros, entre outros.

 

Próximas audiências:

 

A próxima audiência pública pró-UFRGS na Serra Gaúcha acontecerá em Bento Gonçalves no dia 24 de outubro, ainda em local a ser definido. O último evento da série está marcado para Veranópolis no dia 25 de novembro.

Postado dia 23/09/2011