Começa hoje série de audiências pró-UFRGS na Serra

Caxias do Sul será sede da primeira das três audiências públicas previstas para debater a instalação de um campus da UFRGS na Serra Gaúcha. O evento, aberto ao público, está marcado para as 18 horas, no Instituto Cristóvão de Mendoza, nesta sexta-feira, dia 23.

 

A comunidade regional está bastante mobilizada. Bento Gonçalves e Caxias do Sul, duas postulantes a receber o campus, já lançaram movimentos apoiados por diversos setores para destacar as suas candidaturas. Enquanto isso, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que coordena o Comitê Pró-UFRGS na Serra Gaúcha, pretende assegurar essa extensão:

 

- A nossa preocupação é garantir que a UFRGS venha. Todos os movimentos das cidades postulantes são legítimos e respeitamos isso, mas não nos importamos onde será instalado o campus, desde que ele venha – reforça o presidente da Amesne, Waldemar De Carli.

 

Como funcionará?

 

A audiência pública será coordenada pelo presidente da Amesne, Waldemar De Carli. Ele fará o controle das intervenções e inscrições. Logo depois da abertura, De Carli fará um breve histórico do movimento. Na sequência, um representante da UFRGS, possivelmente o vice-reitor Rui Vicente Oppermann, falará em nome da instituição.

 

Autoridades como deputados estaduais e federais, vereadores e o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, por ser cidade anfitriã da audiência, terão espaço na sequência. Por fim, será aberta a palavra para inscrições do público presente. Cada intervenção terá tempo máximo de três minutos.

 

Campanha publicitária

 

Aproveitando o início das audiências públicas, a Amesne está lançando uma campanha de divulgação, ressaltando o caráter regional do movimento. Com o slogan “UFRGS, a Serra te espera!”, desenvolvida pela agência V Propaganda, a entidade pretende envolver todos os 31 municípios integrantes da entidade nos debates sobre o tema. Amanhã, em Caxias do Sul, já serão distribuídos adesivos da campanha. 

Postado dia 22/09/2011