Presidente da Amesne se encontrará com vice-reitor da UFRGS. Em pauta: extensão da instituição na Serra Gaúcha

 O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Waldemar De Carli, terá reunião com o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann na tarde desta quarta-feira, dia 24, às 14h30min, em Porto Alegre. A pauta é a continuidade do processo para instalação de um campus da instituição na Serra Gaúcha.

 

De Carli diz não estar assustado pelo fato dessa demanda não ter sido inclusa no plano de expansão das universidades federais, anunciado na semana passada pelo Ministério de Educação (MEC). Segundo o presidente, como a Serra Gaúcha começou a mobilização bem mais tarde do que a região do Litoral Norte é natural que a extensão para Tramandaí tenha sido anunciada nesse primeiro momento.

Mas, isso não significa desmobilização. Pelo contrário. A Amesne seguirá o calendário de audiências públicas previstas para acontecer em Caxias do Sul (23 de setembro), Bento Gonçalves (24 de outubro) e Veranópolis (25 de novembro). A partir do diagnóstico colhido nessas reuniões, somado a um estudo sócio-econômico, a ser elaborado em parceria com o Corede/Serra, será montado um projeto para ser apresentado ao MEC. Isso tudo deve estar pronto antes do final do ano.

- Temos certeza que o MEC se mostrará sensível à demanda regional por uma instituição pública de ensino superior na Serra Gaúcha. Para isso, temos que demonstrar união e organização para que eles percebam que a região precisa de uma extensão da UFRGS – disse o presidente da Amesne.

Ele também parabenizou a iniciativa do deputado federal Assis Melo (PCdoB), que conseguiu, ainda na semana passada, uma reunião com executivos do Ministério da Educação. O presidente da Amesne não pode estar presente nesse compromisso, pois estava em uma viagem oficial na Europa - Porto Viro (Itália) desenvolve um projeto de gemellaggio com Veranópolis, cidade comandada por De Carli. 

 

Postado dia 24/08/2011