Definidas audiências públicas do Comitê Pró-extensão da UFRGS

 O Comitê Pró-extensão da UFRGS na Serra Gaúcha teve a primeira reunião na manhã de sexta-feira, dia 22, em Farroupilha. Nesse encontro, foram definidas as datas para a realização de três audiências públicas na região para debater o tema.

A primeira acontecerá em Caxias do Sul no dia 23 de setembro; em seguida, Bento Gonçalves no dia 24 de outubro; Veranópolis fecha o ciclo no dia 25 de novembro. Os locais onde acontecerão as reuniões serão definidos e divulgados posteriormente. 
 
Primeiro debate
 
Na reunião inaugural do Comitê, o presidente da Amesne, Waldemar De Carli, apresentou os dados de um levantamento feito pela entidade junto aos prefeitos sobre algumas questões relativas à extensão da UFRGS. (Veja os resultados abaixo)
 
- Fizemos (essa pesquisa) para dar um direcionamento para a Amesne e uma ideia para a universidade – declarou o presidente. 
 
O vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, elogiou a articulação regional e destacou que a universidade tem interesse na demanda. Mas afirmou que o investimento somente será feito se o Ministério da Educação (MEC) for convencido técnica e politicamente. 
 
- Devem ser avaliadas as necessidades e a logística de implantação na região, pois em alguns locais onde já foram criados novos campus federais não houve afluxo de estudantes esperado e ocorreram dificuldades na contratação de professores. 
 
Por isso, Oppermann ressaltou que é importante elaborar um planejamento que conjugue as habilitações oferecidas pela UFRGS com as potencialidades da região. Outro alerta feito pelo vice-reitor, de acordo com as realidades financeiras, é que, no momento inicial, a universidade se instalará fisicamente em apenas uma cidade, apesar da preferência dos prefeitos pelo modelo pulverizado. O professor Oppermann também convocou as lideranças da região:
 
- Estou muito preocupado com duas coisas. Definir um eixo temático para essa extensão e ter uma política organizada junto ao governo federal para garantir verbas e, principalmente, a contratação de pessoal. Temos que trabalhar em conjunto –afirmou.
 
Comissão executiva
 
Do comitê surgiu a proposta da criação de uma comissão executiva, que terá a missão de organizar questões operacionais para agilizar os trâmites do movimento. Esse grupo será constituído por apenas sete pessoas:
 
Amesne: Waldemar De Carli
UFRGS: Rui Vicente Oppermann
Corede: Maria do Carmo Quissini
Vereadores: Gilmar Peruzzo
Trabalhadores: Henrique Silva, da CTB
Estudantes: Camila Prigol, da UBES, e Rafael Bueno, da UNE
 
 
Dados resumidos do levantamento feito pela Amesne junto aos prefeitos da Amesne:
Quanto ao modelo:
Pulverizado – 22 votos
Centralizado – 8 votos
 
Sede:
Bento Gonçalves – 10 votos
Caxias do Sul e Veranópolis – 7 votos
Garibaldi, Guaporé e Nova Bassano – 1 voto
 
Subsedes:
Veranópolis – 11 votos
Bento Gonçalves e Nova Prata – 8 votos
Caxias do Sul, Garibaldi e Guaporé – 4 votos
Casca e Marau – 3 votos
Carlos Barbosa, Flores da Cunha e Vila Flores – 2 votos
Antônio Prado, Farroupilha, Nova Araçá e Nova Bassano – 1 voto
 
Sugestões de cursos:
Medicina – 13 votos
Agronomia – 10 votos
Engenharia Mecânica e Administração – 6 votos
Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharias em geral – 4 votos
Direito, Engenharia Ambiental e Licenciaturas – 3 votos
Engenharia de Produção, Enfermagem, Gestão Rural, Veterinária, Odontologia e Tecnologia da Informação – 2 votos
Administração, Pedagogia, Gestão Ambiental, Artes Gráficas, Engenharia Química, Turismo e Economia, Tecnologia de móveis, mecatrônica, agronegócios (agricultura familiar) – 1 voto
 
 
 
 
Postado dia 22/07/2011