Assembleia da Amesne debaterá Reforma Política

 Um dos temas mais polêmicos e importantes para o Brasil será ponto de pauta da próxima assembleia ordinária da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), marcada para a próxima sexta-feira, dia 22, às 14 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O palestrante será o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB), líder do governo Dilma no Congresso.

A reunião da entidade também terá uma conversa dos prefeitos com o advogado Gladimir Chiele, diretor de direito público da CDP, que abordará novidades na área. A pauta ainda prevê palestra sobre licenciamento ambiental com Valtemir Goldmeier, ex-coordenador do setor de Meio Ambiente da FAMURS.
 
Federalização da RSC 470 
 
O presidente da Amesne, Waldemar De Carli, fará uma explanação sobre a audiência na qual o governador Tarso Genro se comprometeu a melhorar a manutenção e apoiar a federalização da RSC 470. Em parceria com a CICs Serra, a Amesne distribuirá formulários para coleta de assinaturas a favor da incorporação da rodovia à malha federal. O objetivo é conquistar um milhão de adesões.
 
Consulta Popular
 
Por solicitação do Governo do Estado, a Amesne está fazendo um levantamento das pendências que os municípios ainda têm em haver das consultas populares de 2007 a 2010. Conforme o presidente da Amesne, Waldemar De Carli, a intenção do governo estadual é zerar os passivos através de aportes de R$ 3 milhões mensais para quitar 2007, 2008 e 2009. Para “limpar” os pedidos de 2010, o Estado pretende disponibilizar R$ 30 milhões. 
 
Postado dia 20/07/2011