Amesne pedirá federalização da RSC 470

 A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) se reúne na próxima sexta-feira, dia 17, às 14 horas, no auditório municipal em Santa Tereza. O encontro, que deverá ter a participação do vice-governador Beto Grill (PSB), terá como foco o tema infraestrutura.

 
Um dos principais pontos de pauta é a proposta de federalizar a RSC 470. A rodovia foi planejada como estrada federal, ligando Navegantes (SC) a Camaquã (RS). Porém, parte dela é administrada pelo governo estadual, a partir de André da Rocha até a intersecção com a BR 290, próximo a Butiá e Arroio dos Ratos. Dali para diante ela segue apenas em planejamento. 
 
Porém, a reivindicação da Amesne, no momento, se concentra na transformação de todo o trecho estadual em federal na expectativa de que essa mudança resulte em melhor manutenção e investimentos. A região pede duplicações de alguns trechos, e até mesmo pavimentação de segmentos que permanecem como estrada de chão - por exemplo entre André da Rocha e Nova Prata -, construção de uma ponte entre Triunfo e São Jerônimo, entre outras obras.
 
- Se conseguirmos essa mudança e as melhorias, podemos ligar o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com o região Sul do nosso Estado, passando pela importante área do pólo petroquímico de Triunfo, sem a necessidade de passar pela região metropolitana de Porto Alegre – observa o presidente da Amesne, Waldemar De Carli, prefeito de Veranópolis.
 
De Carli ainda afirma que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) possui um levantamento prévio, no qual é avaliada a possibilidade de transferência da rodovia para a União. A principal preocupação da entidade é que a RSC 470 está em condições ruins, com diversos buracos, sem contar os trechos de lentidão, ocasionados pela pista simples, como ocorre na Serra do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis.
 
 
Outras reivindicações 
 
Além do tema principal, a Amesne pedirá: 
 
- recapeamento imediato da própria RSC 470 e da ERS 324, no trecho que vai de Carlos Barbosa a Nova Araçá; 
 
- continuidade do asfaltamento da ERS 126, entre Ibiraiaras e Nova Araçá;
 
- término do projeto de asfaltamento da ERS 437 e 448, ligando Vila Flores, Antônio Prado e Nova Roma do Sul;
 
- ligação asfáltica entre Cotiporã e Dois Lajeados, através da RSC 359;
 
- apoio ao projeto “Pelos caminhos do Pão e do Vinho”, que interliga a região Nordeste com o Vale do Taquari, entre Santa Tereza e Muçum.
 
Comitê pró-UFRGS
 
Por fim, a entidade deverá concluir a formação do Comitê Pró-extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha. Na reunião realizada em Cotiporã, no final do mês passado, começou a ser articulado esse órgão para debate e condução do processo que culminará com a instalação de uma unidade da instituição na Serra Gaúcha. O comitê deverá ser constituído por 15 pessoas, representando os municípios, autoridades e entidades de classe. 
 
Deputado José Stédile estará presente
 
O deputado federal José Stédile (PSB), integrante da comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, estará presente no encontro da Amesne.
Postado dia 15/06/2011