Amesne começa a definir o rumo da UFRGS na Serra Gaúcha

  O encontro da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) sobre a implantação de uma extensão da UFRGS na Serra Gaúcha realizou-se hoje, dia 27, no Anfiteatro da Casa da Cultura de Cotiporã. Houve a apresentação e discussão da campanha publicitária cujo principal objetivo é mostrar que a universidade federal é uma conquista de todos, e não só de uma parte da sociedade.

 
Em seguida, o presidente da Amesne, prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, coordenou a mesa redonda com participação do deputado federal Assis Melo (PCdoB), do chefe de gabinete do vice-governador, José Adamoli, e do reitor da UCS, Isidoro Zorzi. Segundo Melo, há uma proposta do governo de se trabalhar universidades temáticas. Adamoli ressaltou a importância de uma entidade como a Amesne ter um olhar estratégico de região, comprometer-se com ele e esquecer o interesse local, para pensar de forma coletiva. Zorzi afirmou ser o primeiro a dizer que a região merece e necessita uma universidade federal, pela história que tem. 
 
O presidente da Amesne, Waldemar De Carli, acredita que a reunião foi produtiva, e destacou a necessidade do espírito regional: “aprender a trabalhar por região e não por cidade, como fazem os países europeus”.  A maioria dos presentes eram vice-prefeitos, vereadores e secretários, apesar de a expectativa da organização ser de grande comparecimento dos prefeitos. Representantes de alguns municípios, de empresários, de trabalhadores e de estudantes universitários se manifestaram. 
 
Os prefeitos das cidades integrantes da Amesne responderão um questionário sobre qual o conceito de universidade - centralizado ou polarizado - e quais cursos desejam. Na próxima reunião da Amesne, dia 17 de junho, em Santa Tereza, os prefeitos devolverão os questionários respondidos, e haverá a indicação dos nomes para a formação do Comitê Pró-Universidade Federal.  Farão parte desse Comitê: vereadores, deputados federal e estadual, representantes do Corede, das associações dos estudantes, dos trabalhadores e comercial. 
 
Postado dia 27/05/2011