Encontro de prefeitos debate instalação da UFRGS na Serra

 A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) promove encontro para debater o processo de instalação de um campus da UFRGS na Serra Gaúcha. A reunião acontece na próxima sexta-feira, dia 27, às 14 horas, no anfiteatro da Casa da Cultura de Cotiporã. 

 
                A expectativa dos organizadores é de que a maior parte dos 33 prefeitos compareça ao evento. Na pauta estarão: a apresentação de uma campanha de mídia do movimento; uma mesa redonda – formada pelo reitor da UCS, Isidoro Zorzi, pelo chefe de gabinete do vice-governador, José Adamoli (ex-secretário executivo do Corede Serra) e pelo deputado federal Assis Melo (PCdoB) –; além do início da formatação do Comitê Pró-Universidade Federal, que será criado para apoiar a iniciativa da UFRGS. Para isso, diversas entidades dos setores estudantil, empresarial e sindical também são esperadas. 
 
                “É um momento muito importante para toda a região – diz o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli’, presidente da Amesne. Ele espera que a reunião sirva para preparar uma análise aprofundada do que os municípios da região esperam do futuro campus. 
 
 
 
Contextualizando 
 
                No final de abril, o presidente da Amesne, Waldemar De Carli, e o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Neto, assinaram, em Caxias do Sul, o protocolo de intenções para instalação de um campus da instituição na Serra Gaúcha. A entidade municipalista ficou responsável por contribuir na condução dos debates em torno desse tema, atuando como intermediadora dos interesses regionais. Por parte da UFRGS, quem trata do projeto de expansão da universidade é o professor Rui Oppermann, que não estará em Cotiporã por motivos particulares.
 
Postado dia 25/05/2011