Novos prefeitos da Amesne conhecem trabalho de entidades

Cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) participaram, na última quarta-feira, 22, da primeira reunião do ano e desta nova gestão, que foi realizada na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi.

O encontro, presidido pelo ex-prefeito de Vista Alegre do Prata, que permanece no comando da entidade até março, Ricardo Bidese, teve como mote principal a apresentação de entidades parceiras aos novos prefeitos. Entre as entidades que apresentaram seus trabalhos estivaram a UCS, o Sebrae, a Fepagro, a 16ª CRE e a CDP.

Ainda na oportunidade, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, apresentou como sugestão para os demais o credenciamento de Bento Gonçalves como referência em traumatologia para os municípios das regiões basalto e vinhedos, que desde 2015 estão com entraves para a realização de cirurgias de alta complexidade.

Conforme Pasin, o Hospital Tacchini já manifestou o interesse junto a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) e está com toda a documentação pronta para poder oferecer o serviço, bastando apenas a aceitação dos municípios para encaminhamento ao Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o Prefeito, a ideia é utilizar o repasse de R$ 140 mil como garantia do Ministério da Saúde e complementar com um aditivo de cada município, proporcional ao número de habitantes. O assunto deverá voltar à pauta da próxima reunião, que será realizada em março, em Bento Gonçalves. Na oportunidade também será eleito o novo presidente da Amesne.

Atualmente fazem parte da Associação 32 municípios, mas nos próximos dias a entidade deverá contar com o retorno de União da Serra e a inserção de São Valentim do Sul e Dois Lajeados, totalizando 35 associados.

 

 

Postado dia 23/02/2017