AMESNE BUSCA SOLUÇÕES PARA A SÁUDE

Na sexta-feira, dia 18 de maio, o Presidente da AMESNE Waldemar De Carli, esteve participando de um encontro com a Senadora Ana Amélia Lemos, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Oportunidade onde entregou à Senadora um ofício em nome da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste – AMESNE, solicitando melhorias na questão da saúde, especificamente na realização de cirurgias de alta complexidade ortopédica (próteses quadril, joelho e cirurgias de coluna).

Num levantamento recente, realizado pelos Prefeitos foi apontado um passivo alarmante de 2.800 pessoas em lista de espera na região da AMESNE, para essas cirurgias, onde uma boa parte desses pacientes já apresentam importantes dificuldades de locomoção. A fila de espera pelos procedimentos chega a seis anos, pois atualmente não existe nenhum hospital na região que realize essas cirurgias e essa situação só se agrava ao passar de cada dia.

Recursos estão sendo pleiteados em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, mas é necessário uma interferência maior com o Ministério da Saúde para, juntos: municípios, estado e união, encontrem uma solução para esse grande problema de saúde pública.

O encontro com a Senadora, Ana Amélia, foi realizado com o intuito de repassar a ela o contexto da situação e solicitar a sua interferência junto ao Ministério da Saúde. Onde a AMESNE propõe duas soluções viáveis para esse caso, mas para que uma delas se viabilize é necessário que o Ministério da Saúde modifique algumas portarias e estabeleça um teto maior de financiamento para esta área.

“Não mais se admite que pacientes permaneçam em lista de espera que já chega a seis anos. Trata-se, com o perdão da palavra, um verdadeiro descaso com a saúde das pessoas, a grande maioria com idade acima de 70 anos, e que poderiam viver com mais dignidade seus últimos anos”, afirma Waldemar De Carli.

Nesta semana os Prefeitos da região participam da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e este assunto estará em pauta em novas reuniões.

 

Fotos: Emanuele Nicola

Mais fotos

Postado dia 21/05/2018