Reunião da Amesne de Junho foi em Monte Belo do Sul

No dia 29 de junho, aconteceu no município de Monte Belo do Sul, a reunião mensal da Amesne. O Presidente da entidade e Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, abriu os trabalhos da tarde e o Prefeito da cidade sede, deu as boas vindas a todos os presentes.

O início das atividades foi feito através de uma apresentação do Presidente da Famurs, Salmo Dias, que esteve a frente da enidade até início de julho. Ele apresentou os pilares da sua gestão e os trabalhos realizados para cada área que envolve os diversos serviços realizados pelas prefeituras municipais, como: saúde, assistência social, educação, turismo, agricultura, meio ambiente, receita, segurança, mobilidade, trânsito, iniciativas fiscais, acessos asfálticos, além de assuntos encaminhados ao Governo Federal.

O Presidente da Amesne, agradeceu a participação no encontro e parabenizou Salmo Dias pelo trabalho frente a Famurs, em defesa das causas municipalistas e desejou um bom trabalho ao Prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin que assume essa importante entidade a partir dia 5 de julho.

Nesse encontro Isidoro Zorzi, apresentou a AGERGS que é uma agência de regulação dos serviços públicos do estado do Rio Grande do Sul, com atuação a mais de 21 anos,  a qual fiscaliza contratos e busca maneiras para solucionar os problemas e adequar os serviços prestados, exemplos de atuação junto a Corsan, CEE, RGE, Portos, entre outros.Para receber esse apoio administrativo da AGERGS na gestão dos contratos, é necessário que o município seja conveniado a agência. É um órgão independente com 72 funcionários, todos técnicos envolvendo os setores de assuntos judiciário,  tarifas, qualidade, gerenciamento de energia elétrica e gás canalizado, além do administrativo. Zorzi reforçou a necessidade da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve acontecer a cada 4 anos e afirmou que a ouvidoria da AGERGS está a disposição para todos os municípios.

O IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul esteve presente nesse encontro e apresentou na oportunidade, os quatro campus instalados na região, localizados nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Veranópolis, e os cursos que estão sendo oferecidos tanto na área técnica, de graduação, pós graduação e até mestrado. Os coordenadores do IFRS solicitaram o apoio dos prefeitos para a expansão dos campus na oferta de mais qualificações e permanência dos mesmos na região.

E para finalizar os trabalhos desse encontro o Presidente da Amesne comentou sobre a viagem técnica internacional que esta sendo programada para novembro de 2018.

 

Informações eFotos: Leticia Ana Fracasso

 

 

Postado dia 19/07/2018