AMESNE realiza reunião mensal em Vista Alegre do Prata

Ação Municipalista comandada pela CNM e questões da saúde pública, como a demanda por cirurgias ortopédicas de alta complexidade, são os principais assuntos da reunião de julho da Amesne.

 

Aconteceu na cidade de Vista Alegre do Prata, a reunião mensal da AMESNE, no dia 18 de julho. O Presidente da Associação e Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, abriu os trabalhos reforçando o próximo compromisso da entidade, onde na sexta-feira, dia 20 de julho, estarão numa reunião com o Secretário Estadual da Saúde, para buscar soluções para as cirurgias ortopédicas de alta complexidade, que geram um grande passivo, ocasionando uma fila de espera de 2.800 pacientes que aguardam por cirurgias nos municípios que compreendem a Amesne.

As boas vindas do encontro foram realizadas pelo Prefeito de Vista Alegre do Prata, Adair Zecca, que afirmou “é um orgulho receber essa reunião no município”.

Presente na reunião o Prefeito de Garilbadi e agora, também Presidente da Famurs, Antonio Cettolin, fez uso da palavra e apresentou as pessoas que estarão lhe apoiando na condução das atividades e os trabalhos de início de sua gestão, reforçou o compromisso com os prefeitos e as ações municipalistas e convidou a todos os Prefeitos para quando estiverem em Porto Alegre, visitarem a Famurs.

O encontro contou com a ilustre participação do Presidente da CNM – Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, que iniciou a sua apresentação comentando sobre o grande compromisso que assumiu no comando da entidade, e segue o legado deixado por seu antecessor Paulo Ziulkoski. Trouxe uma explanação sobre as conquistas realizadas com a XXI Marcha dos municípios, que aconteceu em março, na Capital Federal - Brasília, como a Lei Kandir, o ISS – Lei 157/2016, que se refere ao valor sobre as operações realizadas com cartão de crédito, Lei de Royalties, dentre outros assuntos relevantes aos municípios. Para finalizar afirmou que a entidade está à disposição para todos prefeitos.

O Consultor da área Técnica de Saúde da CNM, Denílson Magalhães, abordou a questão dos desafios da Saúde Pública, onde a CNM esta sugerindo mudanças ao sistema de saúde que são ligados a implantação de programas. Com isso busca soluções junto ao Governo de Federal, dividindo as responsabilidades entre, união, estado e município. E também foi apresentadoe uma explanação sobre as questões de saúde do estado do Rio Grande do Sul e os integrantes da CNM se colocaram à disposição da Amesne para auxiliar na busca de uma solução para as cirurgias ortopédicas de alta complexidade, problema que os municípios estão enfrentando a muitos anos.

E para encerrar, a reunião também trouxe a tona o assunto de segurança pública, onde o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, José Paulo I. Marinho, comentou sobre a importância dos municípios se unirem na busca de realização de consórcios para investir em tecnologia a favor da segurança, como o CISGA esta fazendo com a questão de cercamento eletrônico. Para aprofundar o assunto, convidou os prefeitos para o evento que acontecerá em sua cidade no dia 18 de setembro, que visa discutir tecnologias como soluções inteligentes para as questões de segurança pública.

O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre gestores públicos e secretários municipais.

 

Informações e Fotos: Leticia Ana Fracasso

Postado dia 19/07/2018