Prefeitos buscam soluções para cirurgias ortopédicas de alta complexidade para a região.

O Prefeito de Veranópolis e Presidente da Amesne, esteve junto com mais prefeitos dos municípios da região e secretários da saúde, realizando na sexta-feira, dia 20 de julho, reunião com o Secretário Estadual da Saúde, Francisco Zancan Paz, para tratar sobre o assunto das cirurgias de traumatologia e ortopedia de alta complexidade que são realizadas pelo SUS e a falta de realização das mesmas, que geram uma fila de espera de mais de 2.800 pacientes, os quais aguardam a anos pelos procedimentos.

Os prefeitos apresentaram a situação desse problema de saúde ao Secretário Estadual, pois o único hospital credenciado para realizar essas cirurgias, não realiza as mesmas por atrasos de recursos desde 2016, e também, sugeriram algumas alternativas para solucionar essa questão que preocupa a todos os gestores públicos.

“Foi uma cobrança forte no sentido que se busque uma resolução do problema. A gente não aceita mais que tem trâmites burocráticos, dificuldade de teto financeiro, porque precisamos buscar uma solução. Que se passe pela Secretaria ou se revogue alguma portaria em nível de Ministério da Saúde”, afirmou Waldemar De Carli.

O prefeito Guilherme Pasin complementa que “há mais de quatro anos estamos sofrendo com desassistência e por isto estamos buscando um caminho. É atribuição da Secretaria de Estado da Saúde a resolução deste conflito”, disse.

No encontro realizado definiu-se pela criação de uma Força-Tarefa entre as Prefeituras, Secretaria Estadual, para a busca de um novo Hospital referência a ser trabalhado na Serra e até mesmo na Capital Gaúcha para suprir esta necessidade. Uma nova reunião técnica, com uma comissão de Secretários de Saúde das Prefeituras, deverá acontecer nos próximos dias, para tentar definir este novo processo.

A audiência contou com a presença do presidente da Famurs e Prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, do Prefeito de Veranópolis e presidente da Amesne, Waldemar De Carli, dos Prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de Nova Prata, Volnei Minozzo, de Guaporé, Valdir Fabris, além de representantes de Caxias do Sul, Farroupilha, Boa Vista do Sul, entre outras cidades, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Leticia Ana Fracasso e Felipe Machado

Postado dia 23/07/2018