Prefeitos da Amesne visitam complexos de Saúde da UCS

Visita também serviu como oportunidade para os Municípios estabelecerem convênios com a Universidade para atendimentos em Medicina, Fisioterapia, Odontologia e Veterinária, além de desenvolver projetos em tecnologia e inovação em conjunto com o TecnoUCS.

 

Apresentar aos gestores municipais as potencialidades de serviços da Universidade de Caxias do Sul na área da Saúde e as iniciativas de suporte ao empreendedorismo inovador. Com este objetivo, a Diretoria de Relações com o Mercado da UCS promoveu uma visita técnica que reuniu 25 prefeitos de municípios associados à Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste gaúcho (Amesne) na terça, dia 11, ao campus-sede da Universidade. O encontro também serviu como referência à celebração dos 25 anos de regionalização da UCS.

O roteiro incluiu a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral, que atende pelo SUS a 49 municípios ligados à 5ª Coordenadoria Regional da Saúde; o Centro Clínico e a Clínica de Fisioterapia, que também atendem pelo SUS com a atuação de profissionais e estudantes da área da Saúde da Universidade; as clínicas veterinárias de animais de grande e de pequeno porte; o Complexo Acadêmico de Odontologia, composto por clínicas de atendimento, laboratórios e bloco cirúrgico; o Laboratório de Pesquisas HIV/AIDS; e a sede administrativa do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS e do programa de apoio a negócios inovadores StartUCS.

Prestação de serviços - De acordo com o diretor de Relações com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Celso Ferrarini, o encontro se constituiu numa oportunidade de estreitamento de relações da UCS com os municípios, de modo a apresentar aos prefeitos a estrutura e a capacitação da Universidade de prestar serviços, por meio de convênios, em áreas da Medicina, Fisioterapia, Odontologia e Veterinária, à população regional. E, ainda, de desenvolver projetos em tecnologia e inovação tanto para o poder público como para empresas.


Conexão científico-tecnológica - O reitor Evaldo Kuiava destacou a interação entre professores, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento nas diversas instâncias de atuação da UCS, o que enriquece a qualidade e a abrangência dos projetos desenvolvidos. “Nosso papel é conectar alunos, para que o conhecimento se multiplique pela interdisciplinaridade”, pontuou, fazendo uma analogia com o trabalho conjunto que pode ser desenvolvido entre universidade, poder público e iniciativa privada. “Nossa função, através dos ambientes científicos e tecnológicos, é propor diferenciais e conectar os entes públicos, sociais e empresariais para gerar inovação e desenvolvimento a partir do conhecimento”.


Descrevendo a UCS como uma “instituição de ponta, pelo investimento no avanço tecnológico”, o presidente da Amesne e prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, no pronunciamento de encerramento do encontro, salientou a importância de os municípios da região se aliarem à Universidade para produzirem desenvolvimento regional. Após a visita técnica, a Amesne promoveu uma reunião interna para tratar de uma missão internacional que os prefeitos farão aos Estados Unidos no mês de outubro.

 

Informação: ACOM - Assessoria de Comunicação

Fotos - Claudia Velho/UCS 

 

 



Mais fotos

Postado dia 12/09/2018