Prefeitos participam da Missão Técnica da AMESNE aos EUA

No período de 03 a 13 de novembro de 2018, doze prefeitos que fazem parte da AMESNE estão participando de uma missão técnica aos Estados Unidos. Essa viagem esta sendo realizada através da coordenação da Universidade de Caxias do Sul.

Entre as cidades escolhidas para a visita estão Little Rock no Estado de Arkansas, Chicago, Detroit e Washington, onde os prefeitos estão participando de encontros para trocas de experiências sobre gestão pública.

O Presidente da AMESNE e Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, lidera o grupo que formado por mais 11 Prefeitos da região e um Vice-Prefeito.

Compõem a delegação os seguintes Prefeitos e representantes da UCS:

 

1 - Adair Zecca-PrefeitoVista Alegre do Prata- RS

2 - Adenir José Dallé – PrefeitoMonte Belo do Sul – RS

3-Antonio Cettolin- PrefeitoGaribaldi – RS

4-Geri Angelo Macagnan – Prefeito São Valentim do Sul – RS

5- Jorge Pivotto- Prefeito São Jorge – RS

6- Jairo Roque Roso- PrefeitoMontauri – RS

7- José Maximino Spanhol- PrefeitoProtásio Alves – RS

8 - Lídio Scortegagna – PrefeitoFlores da Cunha – RS

9 - Rui Carlos Gouvea – Vice Prefeito - Marau – RS

10-Waldemar de Carli - PrefeitoVeranópolis – RS

11-Valdir Carlos Fabris – PrefeitoGuaporé – RS

12-Vilmor Carbonera-Prefeito Vila Flores – RS

13-Volnei Minozzo – PrefeitoNova Prata – RS

14-Sergio Olimpio Rasador – Secretário Executivo - Amesne – Bento Gonçalves – RS

15-Fabiola Sartori – Coordenadora de Relações Internacionais UCS Caxias do Sul – RS

16-Ana Cristina Facchinelli – Coordenadora da Pesquisa / Observatório do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento - UCS Caxias do Sul – RS
 

A referida missão técnica tem por objetivo oportunizar novos conhecimentos e experiências que possam contribuir com as ações desenvolvidas no âmbito dos municípios, tendo em vista o atendimento das demandas da coletividade. 

Os temas que estão sendo objeto de atenção durante a missão são a reestruturação, recuperação e revitalização de cidades; a questão da mobilidade urbana e os estudos sobre Cidades do Conhecimento - desenvolvimento de cidades com base no conhecimento.

A visita iniciou pela cidade de Little Rock onde a delegação chegou no domingo à tarde.

Nesta cidade a comitiva teve durantea segunda-feira uma intensa programação que envolveureuniões com o Prefeito, com o comitê executivo da Liga de Cidades do Estado de Arkansas e com a Câmara de Vereadores do Município.

Além dessas reuniões, a comitiva visitou o Capitólio do Estado de Arkansas .

Na terça-feira, a comitiva se deslocou para Chicago, estado de Illinois, onde manteve diversos encontros,incluindovisita e reuniões na Depaul University e no Consulado-Geral do Brasil/Setor de Promoção Comercial e de Investimentos, onde receberam informações sobre os serviços prestados para a comunidade brasileira.

Na quinta-feiraa comitivase deslocou para Detroit onde realizou visita e reunião na Prefeitura, na Wayne State University, encontro com a diretora-executiva daMidtownDetroit - Organização de Planejamento e Desenvolvimento sem fins lucrativos e visitaao Museu da Ford.

No sábado, dia 10 de novembro a comitiva se deslocou para Washington, onde tiveram vários compromissos como visita e reunião na Liga Nacional das Cidades Norte-americanas, na Embaixada do Brasil, com recpção e cumprimentos do Embaixador Sergio Amaral e sua equipe de Diplomatas e visita ao BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento onde aconteceu encontro com o Diretor para assuntos do Brasil, José Guilherme Reis e equipe.

Na visita ao BID a Amesne discutiu a possibilidade de transferência de recursos para projetos de tecnologia em mobilidade urbana e conectividade. Ainda em Washginton a comitiva realiza reunião na sede da Associação Internacional de Cidades Irmãs – da qual Caxias do Sul faz parte.

O retorno para o Brasil dessa comitiva será realizado no final da tarde, desta terça-feira, dia 13 de novembro. Onde os prefeitos trazem na bagagem muita experiência e novos conhecimentos que poderão ser compartilhados para a melhora na gestão dos municipios da Encosta Nordeste do RS. Essa é a sétima missão técnica internacional da Amesne que esta sendo realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, ondequatro delas foram realizadas para a Europa (década de 90 e início dos anos 2000), Chile(2013), Israel(2015) e agora para os EUA.

 

Fotos: Divulgação

Postado dia 12/11/2018