Presidente da AMESNE se reúne com Reitor da UFRGS

Nesta quinta-feira, 23, o Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin  juntamente com o Presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNE), Claiton Gonçalves esteve reunido como Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann.

 

Na oportunidade o Reitor agradeceu o empenho e a mobilização que a AMESNE teve para implementação do Campus da UFRGS, na Serra Gaúcha. “O apoio dos Municípios foi de extrema importância neste processo, com apresentação de uma área para o Campus, e por isso só temos o que agradecer. Porém, tendo em vista a redução orçamentária, e mudança no projeto original que era um parque tecnológico, a universidade optou por fazer o Instituto Zenit no Município de Farroupilha, que a Universidade possuí uma propriedade, em razão disso a cidade se mostrou ideal para instalação do projeto”, disse.

 

Conforme o prefeito Guilherme Pasin, a AMESNE trabalhou desde o início para a busca de cursos da Universidade Federal para Serra, e levantou alternativas de áreas para sua instalação. “Infelizmente a redução orçamentaria fez com que os planos da Universidade fossem alterados. Ficamos felizes que independente do modelo de investimento, será na Serra Gaúcha a nova unidade do Instituto Zenit, que visa junto aos empreendimentos industriais o aumento da pesquisa e tecnologia dos nossos setores. O Município de Farroupilha está estrategicamente posicionado em um eixo de acesso a região da serra em proximidade com as matrizes industriais”, destaca.

 

Ainda conforme Pasin, a AMESNE cumpre com seu papel para atração para investimentos que beneficiem toda região.

 

O Zenit é associado às principais instituições no âmbito Nacional e internacional representativas dos Parques Científicos e Tecnológicos, áreas de inovação e Incubadoras.

 

Postado dia 23/05/2019