Amesne participa de encontro para debater situação dos hospitais da região

O Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Guilherme Pasin participou nesta sexta-feira, 28, do fórum “Diagnóstico dos Hospitais da Serra Gaúcha”. O encontro promovido pelo Parlamento Regional buscou traçar um diagnóstico dos hospitais da região, tratando principalmente das cirurgias de alta complexidade de trumato e ortopedia.

 

Estiveram presentes os Deputados, Federal, Ronaldo Santini, e Estaduais Carlos Burigo, Pedro Simon e Pepê Vargas; Presidente do Parlamento Regional, Patrícia Camassola Tomé; titular da 5º Coordenadoria Regional da Saúde, Solange Sonda; coordenadora-executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Mônica Mattia; Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Flavio Cassina.

 

Entre os assuntos apresentados a espera por cirurgias de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia. Atualmente cerca de 2500 pessoas aguardam pelo procedimento na região. Após iniciativa da AMESNE tramita no Governo Federal o cadastramento do Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, para que seja referência dos 34 Municípios da Região Uva e Vinho e Basalto. “Estamos trabalhando para que o Ministério da Saúde de uma posição e oficialize o hospital como centro de referência na área. Isso será importante para diminuir a demanda de cirurgias na região”, disse a titular da 5ª Coordenadoria de Saúde.

 

Na ocasião, a coordenadora-executiva do Corede, Mônica Mattia apresentou um estudo dos projetos da saúde que integram o plano estratégico de desenvolvimento regional 2015-2030.

 

Representando os Municípios integrantes da região da AMESNE o Prefeito, Guilherme Pasin destacou a necessidade de uma visão estratégica, em pensar a região da Serra, como um todo. “Essa é uma questão que preocupa muito todos nós, gestores dos Municípios. Estávamos há muito tempo buscando soluções para os atendimentos de traumato e ortopedia. Mas, levanto aqui outra preocupação, que são os leitos de UTI. Precisamos trabalhar juntos na busca de soluções para estas pautas, que são tão importantes para nossa população", destaca.

Mais fotos

Postado dia 29/06/2019