Prefeitos participam do lançamento da Semana Farorupilha em Brasília

Na quarta-feira,7, ocorreu o lançamento da Semana Farroupilha, pela primeira vez com visibilidade nacional, em Brasília/DF. A cerimônia, realizada no CTG Jayme Caetano Braun, marcou ainda a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura Gaúcha – apelidada de bancada da bombacha. O Presidente da AMESNE, Guilherme Pasin e os prefeitos da Amesne participaram do evento. 

 

Além da recepção do grupo de dança da casa, as inúmeras autoridades, como o vice-presidente, general Hamilton Mourão, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, ministros, deputados, secretários, assistiram a shows musicais de artistas do Estado, como Luiza Barbosa e Thomas Machado, e apresentações de danças tradicionais do CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e do grupo Arte Nativa, de Lagoa Vermelha. Churrasqueiros lagoenses ficaram encarregados de assar o churrasco da festa. O vereador vilaflorense Julcimar Detoni também esteve presente.

 

Durante o evento, também foi apresentado um convite para que os brasileiros conheçam o Rio Grande na Semana Farroupilha. Na forma de um clipe, o convite tem o título “Vem pro Rio Grande”. A letra é de Rodrigo Bauer e melodia do patrono dos festejos deste ano, César Oliveira, que gravou o vídeo ao lado de Rogério Melo. A Semana Farroupilha 2019 começa, oficialmente, dia 16 de agosto, em Tenente Portela, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula, e se estende até 20 de setembro por todo o Estado. O tema escolhido para esta edição do evento é o legado do tradicionalista Paixão Côrtes, morto em 2018, aos 91 anos.

 

Estiveram presentes, ainda, os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além de senadores, deputados, representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), patrões de CTGs de todo país e outras autoridades.

 

Mobilização pela cultura gaúcha

Criada na Câmara dos Deputados com 198 assinaturas de representantes dos 26 Estados mais o Distrito Federal, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha tem os deputados federais Ronaldo Santini como presidente e Lucas Redecker, vice-presidente.

Resultado da soma de esforços de líderes políticos do cenário nacional e de lideranças da cultura do Rio Grande do Sul, a nova Frente tem como propósito enaltecer e valorizar o tradicionalismo gaúcho e promete ser uma importante ferramenta de fomento das inovações culturais, artísticas e sociais no país.

A bancada da bombacha deverá ter uma forte conexão com os Centros de Tradições Gaúchas, provocando uma união de esforços para inclusão e preservação da pauta no calendário federal.

 

Com informações da Secom do Governo do RS.

Postado dia 08/08/2019