Ocergs reúne em Bento Gonçalves prefeitos e vereadores para tratar da vigilância 24 horas em instituições financeiras

Os Prefeitos da Amesne participaram nesta sexta-feira,19, em Bento Gonçalves do evento promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) para debater as legislações municipais que tratam da vigilância 24 horas em instituições financeiras e que impactam cooperativas de crédito gaúchas.

 

O evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, do presidente da Sicredi Serrana RS, Marco Balbinot, do conselheiro do Sicoob Meridional, Sadi Donazzolo, e ainda, com a participação do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, do presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualo, presidente da AMESNE e Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

 

Também participaram da reunião os prefeitos de Guaporé, Valdir Fabris; de Pinto Bandeira, Adair Ferrari; de São Valentim do Sul, Geri Macagnan, além do prefeito em exercício de Cotiporã, Ivaldo Wearich. O município de Garibaldi foi representado pelos secretários municipais Dalci de Pauli e Fernando Romio; Farroupilha foi representado por Paulo Fabiano.

 

O presidente da Amesne, destacou que no Município de Bento a lei já foi sancionada, e que sua ação foi em defesa da segurança da população. “Sou cooperativista convicto, pela forma como se relaciona com a comunidade. Mas estamos aqui discutindo a segurança, e isso é o ponto do debate”, lembrou. Disse ainda que quando da sanção, foi levado em questão a segurança dos munícipes. Por fim, disse que as questões de monitoramento remoto e outros aspectos de segurança, poderão e deverão ser importantes para o debate sobre a legislação que está em vigor em Bento Gonçalves.

 

Os representantes das cooperativas de crédito Sicredi Pioneira RS, Sicredi Serrana RS e Sicoob Meridional alertaram para a presença nas comunidades das cooperativas de crédito, onde a questão econômica tem igual destaque para a questão social, sendo que a vida das pessoas e dos associados das cooperativas está sempre em primeiro lugar. Alertaram também sobre a importante presença das cooperativas de crédito em municípios de todo o Rio Grande do Sul, sendo que a viabilidade econômica das unidades são sempre analisadas quando da decisão de permanência ou de nova instalação em municípios.

 

O deputado Elton Weber disse que a legislação vigente cumpre um clamor popular, e que é compreensível que os vereadores, assim como os deputados, atentem para questões como estas, onde a segurança é debatida. Disse ainda que, como ocorre na Assembleia Legislativa, as argumentações das partes envolvidas precisam ser ouvidas. “Quando a questão da segurança das agências bancárias e dos vigilantes foi colocada em pauta, ficamos atentos a isso. Mas temos que verificar também o que as instituições bancárias e cooperativas de crédito estão fazendo e ponderar, antes de apresentarmos e votarmos temas como esses”, destacou Weber.

 

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, alertou para a existência da lei municipal para segurança armada por 24 horas e, paralelamente, a lei federal que obriga a ter segurança monitorada nesse modelo à qual as cooperativas de crédito e redes bancárias já estavam adaptadas.

 

Representando a Central Sicredi Sul/Sudeste, o assessor jurídico Tiago Machado discorreu sobre os aspectos legais da norma em discussão, e os responsáveis pela área de segurança das cooperativas, Wagner Gotardo e Ricardo Golder, apresentaram as medidas que o Sicredi vem tomando para minimizar os impactos da criminalidade. Tiago Machado discorreu ainda sobre todas as medidas de segurança que a cooperativa está tomando, o que tem reduzido os índices de acessos dos criminosos aos numerários. Salientou que a maior das preocupações do Sicredi é com a segurança de seus colaboradores, terceirizados e associados. A questão da viabilidade econômica também foi esclarecida, já que em caso de presença de vigilantes por 24h nas unidades de atendimento, a manutenção de algumas agências poderá ser inviabilizada em função dos altos custos.

 

Formação da Frencoops municipais
Outra pauta abordada no encontro foi a criação de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo nas Câmaras Municipais de Vereadores da região, em função da importância do setor para a economia dos municípios. Vergilio Perius disse que a Ocergs está à disposição dos vereadores para orientações quanto à instalação da Frencoop.

 

Informações SESCOOP

 

 

 

Postado dia 19/07/2019