Hospital São Carlos habilitado para cirurgias de alta e média complexidade em traumato ortopedia

Nesta terça-feira, 24, o Ministério da Saúde publicou a portaria habilitando o Hospital São Carlos, de Farroupilha, a realizar procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com esse anúncio, 34 Municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados solucionando uma demanda antiga. No documento, publicado no diário oficial, fica definido que o incentivo financeiro ficará por conta da realocação do Fundo Municipal de Caxias do Sul para o de Farroupilha.

 

Um acordo foi oficializado no final de maio entre os Prefeitos da AMESNE e o governo do Estado, marcando a intenção de fazer a alteração. De acordo com a resolução, o Hospital São Carlos junto ao Governo Federal para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, Estaduais e Municipais. Deverão ser R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.

 

"Essa é uma questão que preocupa muito todos nós, gestores dos Municípios. Estávamos há muito tempo buscando soluções para os atendimentos de traumato e ortopedia. Temos que agradecer ao Governo do Estado, por meio da secretária Arita que não mediu esforços para que resolvêssemos esse impasse. Da mesma forma, agradecemos o Município de Farroupilha que irá receber os pacientes dos Municípios da Macroserra. Agora vamos aguardar as tratativas para que inicie o atendimento", destacou o Presidente da AMESNE, Guilherme Pasin.

 

A próxima etapa é a aprovação na Comissão Intergestora Regional, que tem reunião agendada para 10 de outubro. Em seguida, o processo vai para a Comissão Intergestora Tripartite, composta por representantes dos municípios, do Estado e da União. Se aprovada nestas duas fases, uma resolução será publicada e o São Carlos passará a receber os recursos para comportar os atendimentos.

 

Postado dia 25/09/2019