Dia regional do suco de uva é lançado

Os Prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) participaram no dia 18 de outubro, na Embrapa Uva e Vinho do lançamento do Dia Regional do Suco de Uva. O dia dedicado à valorização de um dos principais produtos da cadeia vitivinícola foi proposto pelo vereador de Bento Gonçalves, Edson Biasi.

 

Estiveram presentes o Presidente da AMESNE e Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, Prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e Monte Belo do Sul, Adenir Dallé.  

 

Segundo dados publicados pela pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. A versão integral ou natural é aquela elaborada com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar em sua composição. Em 2017 foram vendidos 107,1 milhões de litros da bebida, ou seja, houve um aumento de 30,98%.

 

O Presidente da AMESNE, Guilherme Pasin salientou que é um "projeto que emana do povo, porque emana da casa legislativa. O dia do vinho já é uma constante para todos nós com uma programação consolidada. E hoje temos o objetivo de sairmos daqui aplicando em nossos Municípios a comemoração regional do Suco de Uva. Este momento modifica a condição de vida do nosso agricultor, apresenta oportunidades de novos negócios, aplaude nossa região e cria mais uma etiqueta de qualidade e bem viver".

 

O Prefeito encerrou sua fala convocando todos para um brinde em prol do suco de uva. "Um brinde a esse produto que nos une, e se faz mais do que importante porque é algo nosso. Um brinde ao Dia regional do Suco de uva", finalizou.

 

 

 

Postado dia 21/10/2019