Região da AMESNE passa contar com Município referência em traumato-ortopedia

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, foi realizada em Farroupilha a assinatura autorizando o repasse de recursos estaduais para custear parte dos serviços de traumato-ortopedia no Hospital Beneficente São Carlos (HBSC). Participaram o Presidente da Associação dos Municípios da Encosta superior do Nordeste (AMESNE), Guilherme Pasin, Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves e demais Prefeitos, secretários de saúde da região.

 

Com esse anúncio, 34 Municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados solucionando uma demanda antiga da população. No total, serão 22 cirurgias e 500 consultas oferecidas por mês.

 

Um acordo foi oficializado no final de maio entre os Prefeitos da AMESNE e o governo do Estado, marcando a intenção de fazer a alteração. De acordo com o documento para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, Estaduais e Municipais. Deverão ser R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição.

 

"A concretização da demanda de atendimentos de traumato e ortopedia da nossa região é um alivio para todos os Prefeitos da AMESNE. Temos que agradecer ao Governo do Estado, por meio da secretária Arita que não mediu esforços para que resolvêssemos esse impasse. Da mesma forma, agradecemos o Município de Farroupilha que irá receber os pacientes dos Municípios da Macroserra ", destacou o prefeito de Bento Gonçalves e presidente da AMESNE, Guilherme Pasin responsável pela articulação para solucionar a demanda.

 

O início dos atendimentos no São Carlos dependem de trâmites da União para destinar outros R$ 140 mil para a instituição mensalmente e dos termos de cooperação com as prefeituras.

 

 

Mais fotos

Postado dia 30/10/2019