Estiagem é pauta de encontro da AMESNE em Pinto Bandeira

Na sexta-feira, 10, foi realizada na Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira a primeira reunião do ano da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). Durante o encontro foi debatida a situação da estiagem no Estado e apresentada a situação dos Municípios da região.

 

O objetivo foi orientar cada um dos Prefeitos sobre o decreto de emergência, que facilita o recebimento de recursos e, amenizando os problemas dos agricultores, ajudando também a renegociação de dívidas. O passo seguinte é a homologação pelo governo do estado.

 

A EMATER está divulgando boletim com a estimativa de perda para acompanhamento da situação de cada região. Conforme os dados a Serra apresenta de 20% para fruticultura, 30% milho grão, 65% milho silagem e 20% feijão. “A estiagem é desuniforme e ainda está em curso, os dados mudam rapidamente por isso é necessário o acompanhamento constante. A AMESNE está dando o suporte necessário para que os Municípios avaliem as perdas e a necessidade de decretar emergência, como é o caso de Paraí, que já apresentou o pedido pelas perdas na produção do milho”, destaca o Presidente da AMESNE, Guilherme Pasin.

 

O Município de Paraí já decretou emergência, e Nova Bassano, Marau, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Guabijú, André da Rocha e Guaporé avaliam a situação.

 

Nesta quinta-feira, 09, foi a FAMURS realizou uma reunião com os Municípios para criação de um grupo de trabalho para monitoramento das perdas.

Mais fotos

Postado dia 11/01/2020