Região MACRO SERRA retorna para a bandeira laranja

Anúncio do retorno dos 49 municípios da região covid de Caxias do Sul para a bandeira laranja, foi realizado no dia de hoje (20), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

De acordo com o Prefeito de Cotiporã e Presidente da AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a reversão da bandeira de cor vermelha para laranja, foi uma grande vitória que simboliza a capacidade de mobilização da região em superar desafios materializados através da união de esforços, foco, objetivos claros com articulação e muito trabalho através das associações de municípios da AMESNE, AMUCSERRA, AMSERRA E AMVARC, UCS, COREDES SERRA, HORTÊNCIAS, VALE DO CAÍ, CAMPOS DE CIMA DA SERRA, entidades empresariais das quatro regiões lideradas pela SIC SERRA, juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.

 “A resposta foi muito positiva e colaborativa que produziu uma melhora significativa da performance e na capacidade de atendimento na saúde em toda a região. Foram colocados à disposição nesta semana, mais 31 leitos de UTI e monitoramos todos, passando de 193 para 224 leitos. Abertura de novos leitos de UTI: Bento Gonçalves - 13, Gramado - 8, Farroupilha - 5, UNIMED - 5. Quero agradecer a todos aqueles que de uma forma ou de outra se dedicaram nessa grande conquista que é de todos.”, finaliza Breda.

Conheça os profissionais que atuam na equipe do Observatório Regional de Saúde – MACROSERRA, iniciado nesta semana para auxiliar nas coleta e melhora dos indicadores regionais:

- Observatório Regional da Saúde – Macroserra:

Evaldo Kuiava - Reitor da Universidade de Caxias do Sul

Prefeito José Carlos Breda - Presidente da AMESNE

Prefeito Carlos Alberto Fink- presidente da AMVARC

Prefeito Anderson de Jesus Costa - Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra

Prefeito Schamberlain Silvestre - Associação dos Municípios da Serra

Monica Mattia - Presidente do COREDE SERRA

Adalécio Kovaleski - Presidente do COREDE Campos de Cima da Serra

Leonardo Beroldt - Presidente do COREDE Hortênsias

Prefeito Albano Kunrath - representando o COREDE Vale do Caí

Tatiane Misturini Fiorio - Coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde

Marcelo Piazza - Presidente da CIC Serra representando as entidades empresariais das quatro regiões de saúde da macroserra.

Responsabilidade Técnica: Universidade de Caxias do Sul

Profa. Dra Scheila de Ávila e Silva - Coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Biologia da Universidade de Caxias do Sul. 

Marijane Paese representante CIC Bento Gonçalves

Roberto da Fre, Vice-Prefeito de Carlos Barbosa representando a AMESNE.

Objetivo do Observatório Regional da Saúde: Monitorar diariamente os indicadores do modelo de distanciamento controlado, com uso da metodologia da SES-RS, possibilitando aos municípios, tomar decisões e atuar rapidamente em estratégias de saúde que visem reduzir a expansão da pandemia e promover a saúde nos 49 municípios da região da Macroserra.

Postado dia 20/06/2020