Observatório Regional da Saúde ajudará no controle da pandemia do coronavírus

Sendo uma iniciativa da Amesne, Amserra, Amucserra, Anvarc, UCS, Coredes Serra e Hortênsias, Vale do Cai e Campos de Cima da Serra, entidades empresarias das quatro regiões lideradas pela SIC Serra juntamente com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi lançado o Observatório Regional da Saúde MacroSerra.
A iniciativa tem como objetivo monitorar diariamente os indicadores do modelo de distanciamento controlado, com uso da metodologia da SES-RS, oportunizando aos gestores públicos tomadas de decisões e criação de estratégias de saúde, que visem reduzir a expansão do contágio do coronavírus. Este mapa da Região será disponibilizado para as administrações municipais das 49 cidades que fazem parte da Macro Região de Caxias do Sul.
Uma equipe técnica trabalha na coleta de dados de todos os municípios, acompanhando os 11 indicadores usados pelo Governo do Estado, para acompanhamento dos índices de cada um, a fim de ter, diariamente informações, claras, objetivas e corretas.
A Coordenadora do Laboratório de Bioinformática e Biologia da UCS, Professora Doutora Scheila de Avila e Sliva da UCS, fez a apresentação dos principais dados levantados e explicou que serão atualizados todos os dias, por volta das 14h, com boletins repassadas pelas secretarias municipais de saúde.
Durante a reunião de apresentação dos dados, realizada na tarde de ontem (23), o prefeito de Cotiporã e presidente da Amesne, José Carlos Breda, afirmou que os municípios da região careciam de uma ferramenta para o monitoramento da situação, para passar informações da evolução da Covid-19 e contar com indicações para decisões estratégicas. Para tanto, foi criado o Observatório Regional da Saúde, que nasceu da união de esforços, envolvendo a grande região, em um mesmo objetivo. 

Além dos já citados e de vários prefeitos das cidades que fazem parte da Macro Região de Caxias do Sul, participaram da videoconferência a Coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde Tatiane Fiorio e a presidente do Corede Serra Mônica Mattia.

 

 

Crédito da notícia: Lu Zanatta - Assessoria de Comunicação Amserra

Postado dia 24/06/2020