Nota Oficial referente à Bandeira Vermelha da Macroserra

O Comitê Estratégico do OBSAÚDE, que acompanha diariamente a situação dos indicadores que submetem as regiões do RS aos índices determinantes da “cor da bandeira” indicando o comportamento da pandemia, bem como a capacidade de atendimento hospitalar, esclarecer o seguinte:

- Esta é a segunda semana de “bandeira vermelha” na macrorregião. Na última semana, ingressamos com consistente recurso que, analisado pelo Governo RS, nos possibilitou que as atividades produtivas continuassem atuando no padrão de “bandeira laranja”. Aqui vale ressaltar o grande esforço conjunto que a região tem feito para ampliar a capacidade de atendimento na área da saúde, ampliando de 193 leitos de UTI para 242 em apenas duas semanas.

- Os indicadores da semana de 26 de junho a 02 de julho colocam a macrorregião, novamente, na “bandeira vermelha”.

- Na quinta-feira apresentamos diversas sugestões para aperfeiçoamento do Modelo de Distanciamento Controlado no sentido de aproximá-lo com maior segurança à realidade fática das regiões.

- Identificaram-se importantes argumentos a serem apresentados ao Comitê de Indicadores do Gabinete de Crise do Governo RS, cujo recurso será apresentado neste sábado. Demonstraremos de maneira muito clara e enfática a capacidade da Região da Serra de enfrentamento da pandemia pelos esforços que tem desprendido. Espera-se que tais argumentos mantenham a macrorregião em “bandeira laranja”.

- Encarecemos, no entanto, que cada município, através do Poder Executivo e Legislativo, das instituições representativas da sociedade civil, empresarial e de trabalhadores se associe às campanhas do Governo RS no sentido de aprofundar o compromisso da sociedade com o isolamento social visando conter a propagação da covid-19.

- Entendemos que TODA SOCIEDADE é responsável pelo agravamento das condições de propagação da pandemia e, portanto, pelas restrições impostas aos setores produtivos.

- Aproveitamos para enaltecer a ação dos Prefeitos, Secretários Municipais da Saúde, Entidades Empresariais, Instituições e os profissionais vinculados à saúde pela ação ininterrupta em prol da saúde da macrorregião.

- Permanecemos monitorando os indicadores da Covid-19 e aguardando o resultado da análise do recurso que reivindica a manutenção da “bandeira laranja”.

 

Dos 49 municípios que fazem parte da região MacroSerra, 26 poderão aderir às restrições da bandeira laranja, por não possuirem registros de hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores. 

 

Nota emitida pelo Observatório Regional da Saúde - MacroSerra

 

Postado dia 03/07/2020