Nota Oficial sobre a Bandeira Vermelha da Macroserra – 17 de julho

O Comitê Estratégico do OBSAÚDE acompanha diariamente a situação dos indicadores que submetem as regiões do Rio Grande do Sul aos índices determinantes da “cor da bandeira”, demonstrando o comportamento da pandemia e a capacidade de atendimento hospitalar.

Após reunião do Comitê Estratégico, esclarece o seguinte:

1 – Considerando o atual Modelo de Distanciamento Controlado e seus critérios das cores de bandeiras, não é surpresa a Serra ser classificada novamente como Bandeira Vermelha.

2 – A região, através da AMESNE e demais entidades, ingressará novamente com pedido de recurso já que, em nossa avaliação, pelo grande esforço que vem empreendendo no aumento da capacidade de atendimento, seja em leitos clínicos ou em leitos de UTI, a Serra possui todas as condições de permanecer em Bandeira Laranja.

3 – Nos recursos anteriores, a exemplo do que faremos neste, demonstramos tecnicamente e sugerimos aperfeiçoamentos no Modelo de Distanciamento Controlado, o qual, no nascedouro mostrou-se uma ferramenta eficaz de controle, atualmente não demonstra a mesma eficácia, distanciando-se da efetiva e real situação fática da região.

4 – Ratificamos, juntamente com todos os integrantes do Observatório Regional da Saúde, o firme propósito e disposição para, unidos, combatermos a pandemia e mantermos a economia funcionando com segurança.

5 – Reiteramos a cooperação de todos nos cuidados preconizados nos protocolos, possibilitando a superação desta desafiadora pandemia.

 

-Presidente da AMESNE, José Carlos Breda e Observatório Regional da Saúde 

Postado dia 17/07/2020