Reunião com o Governo do Estado discute mudanças no plano de distanciamento controlado

Finalizada agora a pouco, a audiência virtual do Presidente da AMESNE, José Carlos Breda, contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, Presidente da FAMURS, Emanuel Hassen de Jesus e demais representantes de associações dos municípios gaúchos.

As principais pautas foram as mudanças no Modelo de Distanciamento Controlado para combate ao Coronavírus e a possibilidade de, quando uma região for classificada em bandeira vermelha, poder adotar protocolos diferentes estabelecidos pela mesma. A definição das restrições se dará através de acordos entre todos os municípios da região, conforme as suas peculiaridades e grau de risco.

Na ocasião, a AMESNE solicitou a implantação do tratamento precoce como politica do Estado e dos Municípios, de acordo com protocolos definidos em conjunto ou utilizando os termos da Nota 09/2020 do Ministério da Saúde, com a finalidade de reduzir as internações, especialmente em UTIs, conforme já vem sendo praticado por várias regiões do Estado, através da deliberação dos gestores locais.

Outra proposta da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste é de que a fiscalização nas vias e locais públicos sejam efetuadas pelas Forças de Segurança do Estado.

Mais detalhes discutidos na reunião serão informados através de nota conjunta entre o Governo do Estado e a FAMURS.  

Postado dia 21/07/2020