Retorno das aulas presenciais é debatido pela AMESNE em reunião virtual

Na manhã de ontem (19), o Presidente da AMESNE e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, reuniu-se virtualmente com representantes do Governo Estadual, FAMURS, Ministério Público, Tribunal de Contas e Procuradoria Geral do Estado para avançar os estudos referentes ao retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul.

Boa parte dos municípios que fazem parte da AMESNE é favorável à retomada das aulas ainda neste ano, desde que, os prefeitos e suas respectivas equipes de educação possam ter autonomia para decidir a data de retorno e a categoria escolar.

Cada município será responsável pela realização de análises quanto à capacidade das instituições escolares, para que as atividades presenciais possam ser retomadas gradativamente e de forma segura. Ainda, deverão observar todos os protocolos de saúde e segurança, organizando as atividades dentro das condições das Escolas e fornecendo os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Os pais e/ou responsáveis poderão optar pela presença ou não dos alunos nas aulas, mediante assinatura de termo de autorização e responsabilidade.

Para o Presidente da AMESNE, o retorno das aulas presenciais está sendo debatido de forma transparente e com muito diálogo, devendo ser executado pelos municípios, desde que haja a garantia da segurança e saúde dos alunos, profissionais e funcionários. Ainda, acredita que, retornando as aulas neste ano, será possível que as atividades do ano letivo de 2021 sejam organizadas com experiência e planejamento.

Uma nova reunião será realizada na próxima semana para dar seguimento aos estudos de retomada gradual das aulas.

Postado dia 20/08/2020