AMESNE encaminhará nesta semana o protocolo regional de distanciamento da Serra

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) encaminhará ao Governo do Estado, ainda nesta semana, o protocolo de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado, que define as medidas e restrições para enfrentamento do Coronavírus na Macro Serra. Até o momento, 40 dos 49 prefeitos da região aprovaram o documento proposto pela Associação, o qual será uma alternativa para os municípios quando a região for classificada em bandeira vermelha pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. 

As regras de distanciamento criadas pelo comitê regional, que ainda precisam ser homologadas pelo Governo, são mais brandas que as determinadas pela bandeira vermelha e mais restritivas que a laranja.

— Esperamos nunca precisar desse protocolo, porque estamos em um trabalho forte de permanecer na bandeira laranja, que eu considero no momento a mais adequada. Vamos fazer esse esforço gigantesco de permanecer — afirma o presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda.

Por enquanto, a Amesne optou por não criar um protocolo alternativo à bandeira laranja, já que, segundo Breda, os prefeitos entendem que o avanço nas flexibilizações deve ocorrer de forma gradativa, à medida que se consolide a estabilização dos indicadores da região.

— Passar direto de uma bandeira laranja para uma bandeira amarela poderia sinalizar que realmente já está tudo bem, que já passou, e isso não é verdade — justifica.

 

 

Fonte: Pioneiro Notícias

Foto: Jordana Giacomelli | Assessoria da Amesne

Postado dia 24/08/2020