Região deve seguir protocolos variáveis do Estado

Foto: Mirna Messinger

Na tarde deste sábado, dia 22, foi realizada reunião com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e a região Covid-19, para avaliação do andamento da primeira semana do novo sistema de monitoramento da pandemia do RS e do cenário referente aos casos positivos nos municípios.

Diante dos dois avisos emitidos pelo Estado para a região nos últimos dias e a observância de alta nos casos de pessoas infectadas, a Associação, através do presidente, Fabiano Feltrin, orientou os prefeitos a reforçarem a conscientização quanto aos cuidados, especialmente em ambientes como praças e parques. Além disso, os gestores públicos foram aconselhados a ampliarem a fiscalização e o rigor no cumprimento às normas e protocolos de prevenção à Covid-19.

A região optou por seguir os protocolos variáveis do Estado. Caso os municípios optem por medidas mais restritivas, têm autonomia para isso e podem publicar seu próprio decreto. É necessária aprovação de dois terços dos municípios para modificações via decreto, somente caso haja interesse em tornar as regras regionais mais flexíveis.

Postado dia 22/05/2021