Comissão Pró-Universidade Pública Federal visita o campus da UFRGS em Tramandaí

Comissão Pró-Universidade Pública Federal visita o campus da UFRGS em Tramandaí

Vereadores esperam que a experiência do Litoral Norte se repita na Serra gaúcha

Uma visita ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Tramandaí, foi feita por vereadores da Comissão Pró-Universidade Pública Federal em Caxias do Sul, do Legislativo caxiense, na tarde desta segunda-feira (14/04). Guiados pelo vice-prefeito daquele município, Clayton Ramos, o presidente da comissão, Rafael Bueno/PC do B, e os parlamentares Flávio Dias/PTB e Pedro Incerti/PDT conheceram um pouco do trabalho que levou o Litoral Norte a receber a primeira unidade da instituição, no Interior do estado. Manifestaram a intenção de estimular a repetição da experiência, na Serra gaúcha.

Uma reunião no gabinete do vice-prefeito de Tramandaí antecedeu a visita ao campus. Depois das conversas, Bueno se declarou entusiasmado com o posicionamento do prefeito de Veranópolis, Carlos Spanhol. "Ele e os representantes de Bento Gonçalves admitiram abrir mão de sediar a UFRGS da Serra, em favor de um consenso regional", comentou.

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, reiterou a disposição de oferecer um terreno para ser a sede da universidade, na região. O encontro foi agendado pela Comissão Pró-Universidade, que convidou os prefeitos e o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Aícaro Ferrari.

Bueno, Flávio e Incerti se comprometeram em marcar uma audiência com a reitoria da UFRGS, em Porto Alegre, a fim de apresentar os resultados das atividades de hoje. Eles se propuseram a desenvolver um comitê inter-regional, para intensificar o processo de vinda da universidade, para a Serra gaúcha.

De acordo com o vice-prefeito de Tramandaí, no próximo dia 1º de agosto, começarão as aulas para 300 alunos. Conforme Clayton Ramos, 150 deles cursarão licenciatura em Ensino Fundamental, para escolas do meio rural. Outros 120 farão bacharelado de Ensino Superior preparatório para habilitações futuras. Os 30 restantes estarão no curso de Biologia Marinha, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), polo situado em Imbé e que, agora, está vinculado ao novo campus.

O vice-prefeito de Tramandaí apresentou aos vereadores e demais integrantes da comitiva os oito pavilhões horizontais, que comportarão estrutura administrativa, biblioteca, salas de aula, laboratórios e restaurante universitário. Partes das edificações ainda se encontram em fase de conclusão. Ele disse que 80 funcionários, entre professores e demais colaboradores, já estão à disposição das primeiras turmas. O terreno possui 14 hectares e 2,4 mil metros quadrados de área construída.

Clayton Ramos explicou que, para o segundo semestre de 2015, está prevista a finalização da segunda etapa do campus. Afirmou que ela compreende três edifícios de oito andares, para abrigar mais laboratórios e salas de aula. Destacou que, ao término do processo, o órgão deverá atender 1,5 mil alunos, abrindo turmas nas engenharias Civil e de Energia. Não descartou a possibilidade de ofertar outros cursos.

Além do presidente Rafael Bueno/PC do B, integram a comissão os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Flávio Dias/PTB, Neri, O Carteiro/SDD, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB.

Fonte: Camara Municipal de Caxias do Sul 

Postado dia 16/04/2014