Prefeitos querem criar a Rota do Pão e do Vinho

Grupo pleiteia ligação asfáltica entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha

Um projeto de ligação asfáltica entre o Vale do Taquari e a Serra servirá de âncora para criação da Rota Turística do Pão e do Vinho. Prefeitos das regiões se reuniram no último dia 20 de novembro a fim de articular ações em busca deste pleito. O encontro foi realizado na Prefeitura de Roca Sales.
Além do prefeito anfitrião Nélio José Vuaden, participaram da reunião o prefeito em exercício de Encantado, José Calvi, chefes do Executivo de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot; Santa Tereza, Diogo Segabinazzi Siqueira; Anta Gorda, Neuri Dalla Vecchia; Muçum, Lourival Seixas; e o vereador de Santa Tereza, Edígio Lavra.
Nesta segunda e terça-feiras (25 e 26 de novembro) representantes do grupo estão em Brasília em visita a gabinetes e ministérios em busca do recurso para a ligação. Vereadores e autoridades também acompanham a comitiva.
A obra é reivindicada por entidades e prefeituras, além da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).
Com aproximadamente 60 quilômetros de extensão, a Rota Caminhos do Pão e do Vinho liga Anta Gorda, no Vale do Taquari, a Santa Tereza, na Serra Gaúcha. A via passa por Doutor Ricardo, Encantado, Muçum e Roca Sales.
O orçamento para ligação prevê o custo de R$ 1 milhão por quilômetro. O objetivo é integrar as cidades da Serra Gaúcha - nacionalmente conhecidas pela qualidade da produção vitivinícola - e os municípios do Vale do Taquari, que expandem suas atividades turísticas com a divulgação de museus do pão e moinhos, heranças da colonização italiana. 

Postado dia 25/11/2013