Prefeitos da Amesne conhecem Central de Abastecimento e produção orgânica e biodinâmica de uva

Na quarta-feira (06), a caminho do município de Valparaíso (Chile), o grupo de prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) que participa da Missão Técnica ao Chile conheceu a Central de Abastecimento Lo Valledor (semelhante à Ceasa) e a produção orgânica e biodinâmica de uvas da Vinícola Emiliana.
A Central é um mercado privado que administra o desenvolvimento do comércio de hortifrutigranjeiros maior e mais importante do país. No local se encontra o maior volume de comércio e distribuição de produtos frescos.
Durante aproximadamente duas horas a comitiva andou por entre legumes e verduras e se misturou aos 1.500 "feirantes". Diariamente circulam pela Lo Valledor 30 mil pessoas e sete mil veículos em 31 hectares e de onde saem anualmente 1.400.000 toneladas de produtos.
Já na Vinícola Emiliana foram cerca de três horas de muito aprendizado. Cada parreira reflete práticas orgânicas com base em dois conceitos: o desenvolvimento da biodiversidade e a ausência de aditivos químicos como pesticidas, herbicidas e fertilizantes.
Num mesmo local pode-se observar a existência de diferentes espécies e culturas. Herbicidas e fertilizantes são substituídos por produtos naturais de origem biológica. Um dos compostos, por exemplo, é produzido a partir de folhas de uva, caules e ramos, matéria vegetal residual, e esterco animal. As ervas daninhas são controladas mecanicamente e com os animais que pastam nas vinhas (alpacas e galinhas).
Para os funcionários do Emiliana, a terra é um ser vivo com um equilíbrio natural que deve ser mantido. O "calendário biodinâmico" é utilizado para programar as atividades agrícolas a fim de obter melhores frutos e maior qualidade nos vinhos.
O objetivo final deste tipo de agricultura é produzir alimentos saudáveis, sem a presença de produtos químicos, invertendo os problemas gerados pela agricultura convencional, tais como a degradação do solo, desertificação, poluição e contaminação, a perda da diversidade genética e a presença de resíduos tóxicos em relação às colheitas.
O consultor de vinificação Alvaro Espinoza, que na década de 90 foi convidado pelos proprietários do Emiliana Rafael e José Guilisasti para mudar o conceito na produção afirma que "os vinhos produzidos com uvas cultivadas de acordo com a agricultura orgânica e biodinâmica são mais saudáveis do que aqueles feitos a partir de uvas cultivados convencionalmente, porque eles não contêm resíduos. São vinhos que protegem o meio ambiente e as pessoas que trabalham no processo".
Entre os preparados biodinâmicos utilizados estão chifre de estrume, sílica ou quartzo, flores de camomila urtiga, casca de carvalho, valeriana e cavalinha.
Passada uma década, o que começou como um sonho tornou-se um completo portfólio de vinhos apoiados por grandes prêmios e reconhecimento, que atendem a nova necessidade dos consumidores.
A agenda dos prefeitos prossegue nesta quinta e sexta-feiras em Valparaíso. Na quinta-feira, pela manhã, na Universidade de Valparaíso, a comitiva acompanha uma palestra sobre saúde pública, com a diretora do Departamento de Saúde de Huechuraba, Andrea Quiero, seguida por uma apresentação sobre o mesmo assunto pelo prefeito do município de La Granja, Delpin Felipe Aguilar. Já à tarde haverá uma entrevista com o Secretário Executivo do Conselho Regional e visita à sede do Governo de Valparaíso.
Para sexta-feira está marcada uma palestra com o assunto "Valparaíso, Cidade Patrimônio da Humanindade - Turismo e Cultura a serviço do desenvolvimento local". Finalizando a programação, à tarde os prefeitos visitam o Ministério de Habitação e Urbanismo.
A chegada ao Brasil está marcada para sábado, às 15h50. 

Postado dia 07/11/2013