Intensa programação marca segunda-feira dos prefeitos da Amesne no Chile

Uma intensa programação que iniciou às 8h30 na Universidad Mayor do Chile marcou o primeiro dia útil dos prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e participam de Missão Técnica aquele país.
No Campus Huechuraba - que abriga a Faculdad de Medicina, Faculdad de Ciencias Silvoagropecuarias, Instituto de Arte Y Tecnologia Audiovisual e Instituto de Comunicación y Nuevas Tecnologias - o grupo foi recebido pelo Decano (Diretor) da Faculdad de Ciencias Silvoagropecuarias, prof. Eduardo Venezian Leigh.
O diretor fez uma breve apresentação do sistema agropecuário existente no Chile, destacando as principais culturas. Segundo ele, mais da metade da produção agrícola do país é exportada, tendo como principal mercado os Estados Unidos, seguido da União Européia e países vizinhos, porém, estão entrando fortemente no mercado asiático.
Leigh afirmou ainda que dos aproximadamente 300 mil unidades de produção agrícola, 260 mil são familiares (agroindústrias). As demais são maiores, empresas constituídas. "O Governo apoia a agricultura familiar através do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap) que se ocupa exclusivamente da pequena agricultura", enfatiza.
Outro ponto destacado pelo diretor foi o fato de que o Chile vem sofrendo com o alto custo da energia elétrica e com a escassez de água.
As palestras prosseguiram com o subdiretor da Oficina de Estudios y Politicas Agrarias (Odepa), Ignacio Garcia, que falou sobre as políticas setoriais voltadas à agricultura e, após, o assessor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap), Macario Achondo apresentou as formas de apoio ao desenvolvimento produtivo e sustentável da pequena agricultura no Chile. O Indap é uma entidade semelhate à Embrapa no Brasil.
Ao meio-dia os prefeitos da comitiva foram recebidos pela Alcaldessa (Prefeita) de Santiago, Carolina Tohá, que falou sobre a situação atual do município, agradeceu imensamente a presença do grupo e recebeu algumas lembranças, além de entregar um 'pin' a todos os participantes do encontro.
Da Prefeitura, o grupo seguiu diretamente para uma visita ao Prédio Frutícula-Vitícula e para a propriedade "La Viña Quintay", acompanhados pelos professores das áreas de fruticultura e viticultura da Escola de Agronomia da Universidad Mayor, Jorge Wicha e Claudio Cafati.
Nesta terça-feira, novamente às 8h30, os prefeitos estarão na Universidad Mayor onde terão palestras sobre Fomento à Inovação Agrária; Investigação Agropecuária Nacional; Proteção Fitossanitária em Território Chileno e Apoio aos Fruticultores. Já à tarde o grupo será recepcionado pelo Embaixador do Brasil no Chile, diplomata George Lamaziere. Para finalizar, está marcada uma visita técnica à "Viña De Martino".
 

Postado dia 04/11/2013