Exportação de Tecnologias é assunto em destaque no quarto dia dos prefeitos em Israel

Além de palestras no Instituto de Exportação, prefeitos visitaram “Moshav” próximo à Faixa de Gaza e tiveram encontro com representantes da Embaixada do Brasil na Palestina

As atividades da comitiva de prefeitos da Amesne que participam de Missão Técnica a Israel nesta quarta-feira (11) foram um tanto diversificadas. Durante toda a manhã, o grupo esteve no Instituto de Cooperação Internacional e Exportação de Israel. No local, o grupo assistiu a sete apresentações de representantes de entidades e empresas interessadas em realizar negociações ou que já têm parcerias e/ou unidades no Brasil.
A primeira apresentação foi efetuada pelo coordenador do Departamento de Águas, Agricultura e Meio Ambiente do Instituto, Gilad Pened. Na sequência apresentou-se a coordenadora Geral do Departamento de Laticínios de Israel, Michal Kraus. Após a palestra foi com o diretor da Hi-Cap Formulations (defensivos agrícolas), engenheiro Mordechai Granet, seguido pelo CEO da Cattle Watch (gado de corte), Ilan Arbel, pelo engenheiro da EMS Mekorot (tecnologias para tratamento de águas), Itzhak Tzoran, pelo diretor Geral da Biofarm (desenvolvimento, manufatura e importação de fertilizantes agrícolas), Nadaav Lev e finalizando com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da MTR (comunicação entre águas, eletricidade, gás e agricultura), Oren Arazi.
Na parte da tarde, com passagem há cerca de cinco quilômetros da Faixa de Gaza, os integrantes da comitiva foram até o Moshav Talmey Yosef, que existe desde 1982, onde foram recepcionados pelo agrônomo e guia de turismo, Uri Alon. Moshav é uma comunidade agrícola, como uma cooperativa no Brasil, onde os integrantes têm o comprometimento de trabalho e cultivo da terra com lucro pessoal. Este lote, especificamente, hoje em dia funciona como uma fazenda modelo, comprovando o sucesso de cultivos agrícolas em solos desérticos. O próprio lote apresenta diferentes sistemas e cultivos, como por exemplo tomates, cenouras, ervas finas, pepinos, morangos, cítricos, entre outras culturas. No final da visita, Alon entregou aos participantes da Missão uma pomba e pediu que não soltassem. Proferiu palavras de agradecimento e pedido de paz, solicitando assim que libertassem as aves.
Encerrando o dia, o grupo se encontrou em Tel Aviv com o embaixador do Brasil na Palestina, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França e com o primeiro secretário, Leandro Vieira Silveira. O Embaixador está finalizando seu terceiro ano de representação diplomática no Estado da Palestina, reconhecido pelo Brasil desde 2010 e seguirá para Istambul no próximo ano. França compartilhou a dificuldade passada pelo povo palestino sob opressão e o desejo de todos os povos de que este conflito chegue ao fim e termine sendo um exemplo para a paz.

Postado dia 11/11/2015