Amesne questiona manifestação contraditória de Reitor da UFRGS

Uma entrevista concedida pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, à uma emissora de rádio na tarde da última sexta-feira (18) desagradou prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Conforme disse Netto na oportunidade, a UFRGS está esperando que os municípios da Serra entrem num acordo a respeito do local de instalação do Campus da Universidade na Região. “Ainda há discussões de caráter político. A Universidade não vai se envolver nessa questão. Temos um grupo trabalhando no sentido de viabilizar esse Campus. Temos interesse, mas a discussão política deve ser resolvida pelos agentes políticos da própria região”, enfatizou.
O presidente da Amesne e prefeito de Santa Tereza, Diogo Segabinazzi Siqueira, ficou sabendo da declaração no momento em que estava reunido com cerca de 60 pessoas, entre prefeitos, vice e secretários que fazem parte da Associação, que se encontravam em Antônio Prado.
No mesmo momento, os participantes do encontro concordaram em enviar um ofício à Reitoria da UFRGS expondo a situação, uma vez que, segundo o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann, a Universidade estaria realizando um estudo técnico para apontar o local apropriado para receber o Campus.
“São três anos de reuniões, assembléias e encontros visando atender esse pleito e agora parece que tudo está parado. Em junho passado, numa reunião realizada em Nova Roma do Sul, um consenso entre a UFRGS e a Amesne destacou que a Universidade seria responsável por escolher o melhor local e apontar também os cursos mais viáveis para a Região”, diz Siqueira.
Na ocasião, todos os prefeitos saíram da reunião com a expectativa de que a UFRGS entregaria um estudo técnico informando não somente a localização, mas também a relação de cursos que seriam implantados. Oppermann, inclusive, já divulgou à imprensa que a UFRGS viria para a Serra com cursos na área das engenharias.
“Nós, enquanto Amesne, não iremos tomar partido, ou seja, não iremos optar por um ou outro município e esperamos que o acordo firmado entre a UFRGS e esta Associação seja cumprido. Todos os prefeitos reafirmam o posicionamento de que apoiam uma decisão técnica da UFRGS e não de uma escolha política”, finaliza Siqueira, em ofício enviado à UFRGS. 

Postado dia 24/10/2013