Municípios vivem maior crise dos últimos tempos, afirma Presidente da Famurs

Com a presença da maioria maciça dos prefeitos, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amense) promoveu, na última sexta-feira (27), mais uma tradicional reunião mensal. Desta vez o convidado especial foi o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), Valdiir Andres.
Andres iniciou seu pronunciamento informando que em cerca de três meses de mandato esta foi a nona reunião de associação da qual participou e a mais representativa. Afirmou também que assumiu a Famurs em condições difíceis, porém, que as dificuldades não assustam a gestão. "Estamos vivendo a maior crise municipalista de todos os tempos. Estamos no período da maior queda de arrecadação, do maior repasse de encargos, que vêm numa avalanche para cima dos municípios, dos recursos diminuindo e dos encargos aumentando", queixou-se.
O Presidente enfatizou também que a arrecadação federal está caindo e é de Brasília que surgem os maiores questionamentos e as maiores cobranças aos municípios. "Mas como fazer o cidadão entender isso? O que é mais fácil nas ruas? Claro que é chegar ao Prefeito. Saímos de casa e nos atacam na calçada. Muitas vezes estão nos esperando no pátio da Prefeitura. O Ministério Público também está em cima da gente. Por isso precisamos manter as entidades que possam gritar e representar um grande grupo. Pagamos uma mensalidade, e é graças a estes recursos que nós, enquanto Famurs, falamos pelos municípios", frisou.
Seguir reivindicando melhores condições aos municípios é o foco da Federação. "Às vezes não conseguimos quase nada, voltamos decepcionados dos encontros, mas outras coisas conseguimos. Por isso não podemos desistir e, muito menos, nos desunir", disse Andres, complementando que independente de partido político, é necessário que as entidades pensem nos municípios e busquem um forte apoio junto aos parlamentares.
Após a explanação, o espaço ficou aberto para colocações e questionamentos dos participantes. Questões como a regionalização do Samu, a situação das estradas da região, a implantação do Campus da UFRGS na Serra, as dificuldades de acesso à Fepam e a determinados créditos e financiamentos para os municípios se destacaram entre as colocações dos prefeitos.

Missão Técnica
Após a explanação e os questionamentos ao Presidente da Famurs, os prefeitos conheceram detalhes da Missão Técnica que será realizada de 02 a 09 de novembro ao Chile, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
 

Postado dia 30/09/2013