UFRGS responde solicitação da Amesne

O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, respondeu na última quarta-feira (18), através do Ofício número 0536/2013-GR, a solicitação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) se saber a respeito dos estudos para implantação da sede da UFRGS na Serra.

Agradecendo o apoio da Associação, Oppermann ressaltou que a Universidade está trabalhando na elaboração de um projeto de Campus que possa beneficiar toda Região. “Não é uma tarefa fácil, ao contrário, é bastante complexa, pois temos que proceder de acordo com os princípios que norteiam nossa instituição e fazem dela a melhor Universidade do país”, destacou o vice-reitor no documento.

Ainda conforme ele, já houve o avanço em algumas definições, como por exemplo de que inicialmente a UFRGS deverá implantar cursos nas áreas das engenharias. “Acreditamos que a partir desse campo do conhecimento possamos contribuir para o desenvolvimento da Região e atendermos as necessidades de formação qualificada dos jovens”, frisou.

O projeto está em fase de conclusão e, num curto período de tempo, deverá ser apresentado à Amesne a fim de que sejam assinaladas as condições necessárias para instalação do Campus UFRGS-Serra.

O presidente da Amesne , Diogo Segabinazzi Siqueira, aguarda ansiosamente pela apresentação do projeto. “Estamos afoitos para que esta demanda seja sanada, pois a nossa Região, que está entre as mais produtivas do Estado, precisa e merece ter um Campus da Universidade Federal, facilitando o acesso a jovens estudantes que não têm como se manter na Capital. Além disso, estudantes que se mudam para outras regiões acabam ficando e deixando nossas empresas carentes desta mão de obra”, destaca.

Postado dia 19/09/2013