Em reunião da Amesne, Michels anuncia reforço na segurança

Administradores de municípios da região de abrangência da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), entidade que tem 32 cidades associadas, participaram, na tarde da última sexta-feira (26), em Fagundes Varela, da reunião mensal da Associação, que na oportunidade contou com a presença do secretário Estadual da Segurança, Airton Michels.
O evento , realizado na Casa da Cultura, contou também com a participação de representantes da segurança pública regional, tanto da Polícia Civil quanto da Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual, incluindo o Delegado Regional Paulo Rosa da Silva.
O encontro foi aberto pelo presidente da Amesne, Diogo Segabinazzi Siqueira, que enalteceu a importância da participação do Secretário, que cancelou compromissos agendados anteriormente para estar em Fagundes Varela na data marcada para a reunião dos prefeitos.
Dando continuidade, o prefeito de Fagundes Varela, Jean Fernando Sottili, ressaltou os ataques ocorridos nos estabelecimentos bancários do município, o assalto a uma fábrica de jóias em Cotiporã e o sequestro-relâmpago de seus pais, ocorrido há poucos dias. “As pequenas cidades estão se tornando o alvo preferido de quadrilhas que amedrontam comunidades e precisam de uma atenção especial do Estado”, disse.
Com a palavra, Michels enfatizou que o sistema prisional está precário, que faltam homens para agir na segurança. “Nunca teremos 30 PMs em Fagundes Varela, em Cotiporã, em Nova Bassano. Seria o ideal para que estas comunidades se sentissem seguras, porém, lugar nenhum no mundo conta com tantos policiais em cidades deste tamanho”, destacou o Secretário, afirmando que a saída é a construção de novos Presídios, como por exemplo, em Bento Gonçalves. “Devemos correr atrás da recuperação dos recursos para a construção da nova casa de detenção”, complementou.
Michels enalteceu que a falta de presídios se deve a questões orçamentárias e que, atualmente, os recursos estão concentrados em solucionar os problemas no Presídio Central. “Na verdade queremos acabar com o Presídio Central, uma vez que os detentos, após deixarem o local, acabam retornando para o crime afim de poderem pagar débitos obtidos dentro do próprio estabelecimento”, apontou o Secretário.
No que diz respeito à segurança pública de modo geral, Michels enfatizou que o efetivo da polícia gaúcha está aumentando e que, até o final de 2014, nenhum município gaúcho deverá contar com menos de cinco policiais. “Contratamos 2.500 novos servidores há cerca de dois meses e eles já estão trabalhando junto às comunidades. Faremos um novo concurso público para a contratação de mais mil novos brigadianos, além do concurso público para a Polícia Civil, que já está em andamento e tem mais de 14 mil inscritos para o preenchimento de 700 vagas. O Estado se preocupa com a situação da segurança pública nos pequenos municípios e atacando nos grandes centros, poderemos diminuir a insegurança nas demais cidades”.
Ele anunciou também o início do processo para aquisição de três pequenos helicópteros para auxiliarem na segurança e que Caxias do Sul terá prioridade, entre as cidades solicitantes, para sediar um Batalhão de Operações Especiais (BOE). Após a sua apresentação, Michels respondeu a perguntas e recebeu reivindicações dos prefeitos presentes no ato.
Entre as autoridades policiais da região e do Estado, além do Delegado Regional, estiveram presentes o capitão Ângelo Ferraz, que responde pelo Comando do 3° BPAT, a capitã Helena Beifuls Santana, da Brigada Militar de Veranópolis, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Veranópolis, Euclides Pedro Horn e policiais que integram o setor de inteligência da Brigada Militar.
 

Fotos: Mônica Rachele Lovera
 

Postado dia 29/07/2013